Senadora apresenta queixa à CONMEBOL contra "a máfia" da federação argentina

Claudio Tapia
Patricia Bullrich atirou-se a Claudio Tapia e Pablo Toviggino
Patricia Bullrich, ex-Ministra de Segurança Nacional da Argentina e atual Senadora de Buenos Aires, apresentou uma queixa na Comissão de Ética da CONMEBOL para investigar e tomar medidas relativamente a casos de fraude fiscal, corrupção e lavagem de dinheiro no seio da federação argentina de futebol (AFA), nomeadamente através do presidente do organismo, Claudio Tapia, e do seu braço direito, o tesoureiro Pablo Toviggino.
Leia também Publicação de Carlos Tévez leva a rusga em caso de corrupção e lavagem de dinheiro
"Apresentei uma queixa contra Tapia e Toviggino ao Comitê de Ética da CONMEBOL. Eles devem investigar a fundo essa máfia que controla a AFA e mancha a reputação do futebol argentino. Em relação às mansões, Ferraris e todo esse dinheiro sujo que vemos constantemente nos noticiários, eu pergunto-me: - Onde está o dinheiro da publicidade e da seleção nacional? - Por que os prémios para os campeões são menores do que as passagens aéreas de Tapia ao redor do mundo? - Sur Finanzas está a gerenciar as dívidas de clubes em troca de favores e votos? - E quanto a contratações de empresas próprias? - E a retenção de contribuições? A lista de irregularidades e gestão obscura de dinheiro é interminável. Se fizerem isso, terão que pagar por isso. Ponto final", escreveu numa publicação nas redes sociais na qual exibe o documento da denúncia.
Denuncié a Tapia y Toviggino ante el Comité de Ética de la CONMEBOL. Deben investigar a fondo a esta mafia que conduce la AFA y ensucia al fútbol argentino.
- Patricia Bullrich (@PatoBullrich) December 15, 2025
A las mansiones, Ferraris y toda esa plata sucia que venimos viendo en los noticieros, me pregunto:
- ¿Dónde está la... pic.twitter.com/d9RMOaPGmD
Entretanto, a AFA emitiu um comunicado onde destaca o estado em que estava a federação antes da chegada da atual gestão, realça os feitos das seleções e clubes argentinos e responde: "Durante a presidência do Dr. Javier Milei, tivemos que enfrentar o ataque coordenado do seu Ministro da Justiça, Dr. Mariano Cúneo Libarona, da deputada Juliana Santillán e da atual senadora Patricia Bullrich. Não conseguindo atingir o seu objetivo, voltaram as ameaças de intervenção. Como se isso não bastasse, a própria Ministra da Segurança, Patricia Bullrich, apresentou uma denúncia tentando vincular de forma insólita o nosso tesoureiro a uma suposta rede de espionagem russa, algo claramente absurdo. Afinal, na AFA não falamos de política, falamos de futebol. O resto, que discutam na tribuna".
#Institucional Comunicado de la AFA.
- AFA (@afa) December 15, 2025
https://t.co/Mvmy36fCVK pic.twitter.com/G5kMQW2Vrc

