Único jogador sempre titular e com mais minutos nos nove jogos
Corpo do artigo
Já com um lugar garantido no próximo Europeu, Portugal fecha este domingo o ciclo de qualificação em Alvalade, às 19h45, diante da Islândia. Num onze inicial onde são esperadas algumas mudanças face ao último encontro, um jogador procura o pleno nesta fase da prova: Bruno Fernandes. É indiscutivelmente uma das grandes figuras desta qualificação histórica, não apenas pela arrebatadora estatística que carrega no que diz respeito a assistências e golos, mas porque se trata do único jogador que marcou presença a titular em todos os jogos realizados nesta fase - tudo indica, que fará o pleno esta noite. Bruno Fernandes tem sido um verdadeiro maratonista na equipa das Quinas.
Caso se confirme a titularidade esta noite, diante da Islândia, médio ofensivo da Seleção fará 10 em 10, respondendo à aposta de Roberto Martínez com um registo impressionante.
Depois de Rúben Dias ter falhado o duelo frente ao Liechenstein, o capitão do Manchester United superou-o, tornando-se o único atleta a defender aquele estatuto.
Além da titularidade nos nove jogos efetuados pela Seleção, Fernandes é também o jogador com mais minutos jogados: o médio tem 753’ nas pernas e é seguido por Rúben Dias (720’) e Cristiano Ronaldo (634’).
Médio português é o jogador que mais assistências tem entre todas as seleções que disputam a qualificação: oito
Embora Roberto Martínez tenho variado nos sistemas táticos durante os encontros desta fase da prova, o jogador do Manchester United é uma peça da qual o técnico espanhol não abdica e o médio respondeu à aposta com muita consistência e boas exibições. Aliás, no capítulo das assistências, regista oito passes certeiros para golo nos nove encontros - três dos quais no mesmo duelo, frente ao Luxemburgo (9-0). Às assistências junta cinco golos, pelo que teve um contributo direto em 13 dos 34 tentos de Portugal.
O médio deverá manter o lugar em campo hoje à noite, num encontro de especial importância para Roberto Martínez, que procura repetir o feito conseguido no apuramento para o Euro’2020, no qual conseguiu qualificar a Bélgica com um registo cem por cento vitorioso. Neste momento, Portugal está a um triunfo de conseguir tal proeza e, caso vença a Islândia, tornar-se-á apenas a oitava seleção a conseguir uma qualificação imaculada, juntando-se a França, República Checa, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Bélgica e Itália.