"Sei quem era Infante D. Henrique, todos os dias tinha de atravessar a sua Avenida"
Jorge Jesus foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique nesta segunda-feira.
Corpo do artigo
Orgulho: "É com orgulho que hoje recebo esta condecoração. Sei o significado dela, sei quem era o Infante D. Henrique... Porque todos os dias no Brasil tinha de atravessar a Avenida Infante D. Henrique. Até no Brasil, antes de ser condecorado, já havia uma aproximação com ele. Portugal e o Brasil são dois países irmãos. Ao longo destes sete meses percebi isso, não tenho dúvidas que são dois países ligados pela história. Não fui eu e a minha equipa técnica a descobri o Brasil, foi Pedro Álvares Cabral em 1500. Não fomos nós a dar a independência ao Brasil, foi D. Pedro em 1822. Mas fomos nós que, a 23 e 24 de novembro, conquistámos dois títulos no Brasil, também vamos ficar na história, mas de uma forma diferente."
Ligação entre Portugal e Brasil: "A nação do Flamengo são 50 milhões de adeptos. Daqui a 50 anos não vou estar cá, mas eles vão dizer que foram os portugueses a conquistar a Libertadores e o campeonato no Brasil. Para além disso, tive a oportunidade de constatar que há uma enorme comunidade portuguesa no Brasil. Em 10 brasileiros, 5/6 têm descendência portuguesa. O povo português adora o Brasil e o povo brasileiro adora Portugal, gosta de falar de Portugal. Muitos me diziam que a avó ou o pai eram portugueses... há uma ligação muito afetiva e, para mim, esta distinção é mais importante que o futebol."
Representar um país: "Sempre senti essa ligação ao treinar o Flamengo. Senti que treinava uma equipa desportiva, mas que representava um país. Quando subi ao pódio levei a bandeira portuguesa. Estou honrado e orgulhoso de ser português."
11660321
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/12/oj_jj_condecorado_20191230182511/hls/video.m3u8