Crítica de Chris Sutton, antigo internacional inglês
Corpo do artigo
Apesar de ter eliminado Portugal nos quartos de final do Euro’2024, no desempate por grandes penalidades (após 0-0 ao fim de 120 minutos), a falta de golos da França continua a dar que falar pelos piores motivos.
Chris Sutton, antigo internacional inglês e atual comentador, foi uma das mais recentes vozes críticas nesse âmbito, considerando que a seleção francesa não mereceu a qualificação para as “meias” do Europeu, onde vai defrontar Espanha na terça-feira (20h00).
“Se eles estivessem a jogar no meu jardim, eu fecharia as cortinas. A França não mereceu seguir em frente e tem sido bastante mediana nesta competição, mas é uma questão de encontrar uma forma de [vencer] em torneios internacionais. Didier Deschamps [selecionador francês] voltou a tropeçar. Ainda assim, é impressionante quando olhas para os seus jogadores. Kylian Mbappé e Antoine Griezmann foram ineficazes [contra Portugal]. No último terço, a ligação não tem estado lá e esta tem sido a história de França [no Euro’2024]”, apontou, em declarações à BBC.
Por outro lado, o antigo central Rio Ferdinand conseguiu encontrar uma nota positiva nas exibições francesas, salientando que, apesar da falta de golos, “les bleus” têm conseguido sobreviver neste Europeu através da sua “garra”.
“Já mencionámos o seu estilo de jogo, mas será que a França quer saber? A resiliência e força que têm demonstrado para chegar a esta fase... Houve alguns penáltis marcados de forma maravilhosa no desempate [com Portugal]”, referiu.
Refira-se que nenhuma seleção demorou tanto tempo a marcar um golo em jogo corrido num Europeu como a França, que já leva cinco jogos sem faturar dessa forma no Euro’2024, isto sem contar com os autogolos que valeram as vitórias contra a Bélgica (1-0), nos “oitavos”, e frente à Áustria (1-0), na primeira jornada da fase de grupos.