Desde 2007 na Rússia, o guarda-redes Guilherme naturalizou-se e foi convocado pelo selecionador Leonid Slutsky para os particulares com a Lituânia e a França.
Corpo do artigo
O selecionador russo Leonid Slutsky revelou a lista dos convocados para os jogos particulares contra a Lituânia (26 de março, em Moscovo) e França (29 de março, em Paris) e nela consta o nome de Guilherme. O guarda-redes brasileiro estreia-se em convocatórias da Rússia depois de se ter naturalizado por insistência da Federação do país que em 2018 vai organizar o Campeonato do Mundo. E se jogar será o primeiro "estrangeiro" a fazê-lo.
Aos 29 anos, Guilherme está desde 2007 no Lokomotiv de Moscovo (equipa que conta com o português Manuel Fernandes) e em novembro do ano passado passou a ter a dupla nacionalidade.
A convocatória de Guilherme insere-se no plano da Federação russa para reforçar a sua seleção tendo em vista o Mundial'2018. Além do guarda-redes brasileiro, os russos estão a tentar convencer outros jogadores a adquirirem a sua nacionalidade, entre eles o defesa Mário Fernandes (fez um jogo pelo Brasil em 2014) e o médio Roman Neustaedter, que joga no Schalke 04 e tem dupla nacionalidade alemã e ucraniana.