Rui Patrício: Ronaldo e muitas outras reações ao ponto final na carreira

Rui Patrício
Instagram do guarda-redes
Guarda-redes pendura as luvas aos 37 anos
Leia também "Dybala? Espero que possamos fazer um esforço..."
O guarda-redes Rui Patrício, que estava sem clube desde junho, terminou a carreira de jogador, aos 37 anos. Nas redes sociais, várias figuras do futebol, e não só, reagiram ao ponto final na carreira de um futebolista campeão europeu por Portugal em 2016.
"Obrigado por tudo, Rui! Parabéns pela tua carreira!", comentou Cristiano Ronaldo. "Obrigado, irmão. São Patrício para sempre", escreveu José Fonte, também ele vencedor do Europeu pela Seleção Nacional. "Parabéns pela tua carreira! Foi um prazer compartilhar um pouco dela com você no nosso Sporting. Tudo de bom para esta nova etapa, meu amigo", reagiu o espanhol Diego Capel, enquanto A FIFA destacou uma "carreira brilhante".
"De uma grande referência pessoal a ter o privilégio de partilhar balneário e aprender com um dos melhores do mundo. Obrigado por tudo, São Patrício", pode ler-se no Instagram de Rui Silva, guardião do Sporting.

"Que orgulho ter dividido balneário contigo, ter partilhado momentos incríveis e ter ganho uma taça contigo. Para mim mais uma Lenda de Portugal. Lenda e lendia também. Juntos, meu irmão", referiu José Sá, do Wolverhampton.

O guardião, natural de Leiria, fez a formação no Sporting e representou a equipa principal dos leões durante 12 anos, entre 2006/07 e 2017/18, num total de 467 jogos em todas as competições, sem nunca ser campeão nacional, mas em que arrecadou duas Taças de Portugal (2007/08 e 2014/15), duas Supertaças Cândido de Oliveira (2008 e 2015) e uma Taça da Liga (2017/18).
Juntou-se depois à armada portuguesa no Wolverhampton, clube treinado pelo compatriota Nuno Espírito Santo e que, meses mais tarde, chegaria a acordo com o Sporting para pagar 18 milhões de euros pela transferência do guardião. Pelos "wolves" contabilizou 127 partidas em três temporadas, quase tantas quantas as que disputou com a camisola da Roma (129) no mesmo período, entre 2021/22 e 2023/24, também sob o comando de um português, José Mourinho. Logo na primeira época com os "giallorossi" venceu a primeira edição da Liga Conferência, numa final com o Feyenoord.
Finalizada a passagem pela capital italiana, manteve-se em terras transalpinas, mas mudou-se para Bérgamo, para representar a Atalanta, numa aventura que se resumiu a seis jogos, apenas três dos quais na Serie A.
A surpreendente transferência para os Emirados Árabes Unidos serviu somente para jogar dois encontros pelo Al Ain no Mundial de Clubes, na derrota com a Juventus (5-0) e na vitória sobre o WAC Casablanca (2-1).
Com a camisola de Portugal, Patrício conquistou o Euro'2016 e a Liga das Nações de 2019, sendo que a última partida pela seleção lusa aconteceu em março de 2024, em jogo de preparação com a Suécia (5-2), em Guimarães, que antecedeu a presença da equipa das "quinas" no último Campeonato da Europa. No total, Rui Patrício participou em cinco Campeonatos da Europa (2008, 2012, 2016, 2020 e 2024) e em três Mundiais (2014, 2018 e 2022), bem como na Taça das Confederações de 2017, somando 108 internacionalizações, que fazem dele o guarda-redes com mais jogos pela seleção principal de Portugal.

