Declarações de Rúben Amorim após o Brentford-Manchester United (3-1), jogo da sexta jornada da Premier League
Corpo do artigo
Sofreu dois golos nos primeiros 20 minutos. Culpa do sistema tático? "É sempre a mesma coisa, quando ganhamos não é o sistema, quando perdemos é o sistema. Acho que é mais porque jogámos este jogo como o Brentford quer jogar. Com bolas longas, chutámos as bolas, segundas bolas, e nunca nos estabelecemos no nosso jogo. Nunca jogámos o nosso jogo. Nunca pressionámos o adversário sempre que eles recuperavam a bola. Sofremos dois golos assim. Acho que o penálti poderia mudar as coisas, mas a minha visão geral do jogo é que nunca nos estabelecemos, não tivemos controlo do jogo".
Com mais de 30 jogos, os problemas da equipa ainda não são claros? "Eu sei, pessoal. Falamos sobre isso sempre que a nossa equipa perde. Precisamos de trabalhar muitas coisas. Mais uma vez, hoje, a minha maior preocupação é que não nos acomodámos no jogo. Falhámos muitos cruzamentos. Sofremos golos em transições que sabíamos durante a semana, trabalhámos nisso. Então, essas são as coisas em que precisamos de melhorar".
Como é que se consegue alguma consistência neste plantel? "Trabalha-se em tudo, trabalha-se em tudo. A frustração é que os golos de hoje, trabalhámos nisso durante a semana. Isso é frustrante. Podemos fazer melhor com a bola. Podemos ter mais controlo. Podemos compreender que, por vezes, quando as decisões não são a nosso favor e o momento não é a nosso favor, podemos controlar a bola, podemos estabilizar o jogo. Isso é algo que sei que esta equipa consegue fazer, mas quando as coisas estão contra nós - a grande penalidade, a falta antes do primeiro golo - quando todas estas coisas estão contra nós, precisamos de ter mais personalidade para controlar o jogo".
Ficou desapontado por Collins não ter sido expulso? "Não, estou apenas a tentar explicar que, às vezes, as decisões não são a nosso favor - isso pode acontecer. Temos a capacidade e a competência para controlar o jogo, para acalmar o jogo. Hoje não fizemos isso. Vocês têm a capacidade de tomar a vossa decisão com a vossa opinião sobre a decisão. O árbitro disse-me que Bryan [Mbeumo] não estava a controlar a bola. Acho que ele não estava a controlar a bola porque foi puxado. Então, essa foi a decisão. Mais uma vez, quero - especialmente neste tipo de momentos - não me concentrar no árbitro. O que devíamos ter feito esta tarde era jogar melhor, e precisamos de jogar melhor".
Ainda está confiante de que pode dar a volta a esta situação? "É como altos e baixos. Quando se ganha, sente-se que tudo está a correr bem, que o momento é favorável. Quando se perde, volta-se ao mesmo ponto e luta-se novamente por uma vitória que possa ajudar a criar o momento favorável. Estou sempre a fazer o meu trabalho. Se ganho, estou num estado de espírito diferente. Isso é normal. Estou sempre confiante porque sei o que fazer".
Sempre assumiu muita responsabilidade e não quis culpar os jogadores, mas hoje houve muitos erros individuais. Acha que os jogadores não estão a assumir a responsabilidade? "Esse é o meu trabalho, e não estou aqui apenas para proteger os jogadores. Estou a tentar fazer o que é melhor para o clube e para a equipa. Não vejo sentido nisso, porque vejo os rapazes a treinar. Sinto que, às vezes, nos jogos, quando as coisas estão realmente difíceis, eles não são os mesmos, mas essa é a pressão do clube. Estou apenas a pensar no que é melhor para ganhar o próximo jogo. Não estou a tentar proteger os jogadores, nem a mim mesmo. Estou apenas a tentar ganhar o próximo jogo e criar o impulso. É isso. Estou a tentar ser realmente objetivo na minha análise do jogo. Hoje, jogámos o jogo do Brentford, não o nosso jogo, e quando se joga o jogo do adversário, é mais difícil ganhar".
Consegue ver um caminho claro a seguir agora? Consegue levar este clube para a frente? "Não posso dizer-vos mais do que digo sempre quando perco um jogo. Às vezes, vemos uma equipa que tem um desempenho muito bom e vemos melhorias, e outras vezes não vemos essa melhoria que nos dá a confiança para dizer que o Manchester United vai recuperar. Portanto, é sempre a mesma conversa. Depende do próximo jogo. Vamos tentar ganhar o próximo jogo e melhorar certas coisas. Mas acho que é claro que podemos criar mais oportunidades. Às vezes chegamos mais ao último terço e outras vezes falta-nos um pouco de qualidade nesse último terço. Há coisas que podemos melhorar".