Um olhar sobre as estatísticas de Cristiano Ronaldo e Van Djk, que este domingo se defrontam na final da Liga das Nações.
Corpo do artigo
É possível que a discussão da Bola de Ouro passe pela final de hoje, mas é absolutamente certo que o primeiro vencedor da Liga das Nações estará intimamente relacionado à sua principal figura.
Van Dijk foi a figura holandesa mais emergente do ano e até o jogador mais influente na primeira fase da Liga das Nações e no apuramento da Holanda num grupo com França e Alemanha, ou não tivesse ele feito, aos 90" do último jogo (em casa da Alemanha), o golo que apurou os holandeses para esta final-four. Cristiano Ronaldo "demitiu-se" dessa responsabilidade, mas assumiu nas meias-finais com um hat trick à Suíça.
Hoje vão defrontar-se pela segunda vez. Na primeira, o CR7 levou a melhor, pelo Real Madrid, na final da Champions de 2018, contra o Liverpool. Hoje é em Portugal e ao serviço das respetivas seleções e há um dado, nos poucos que se podem comparar entre um defesa-central e um avançado, que será sujeito a um escrutínio especial.
Van Dijk não foi driblado uma única vez nos últimos 64 jogos que disputou. Cristiano Ronaldo já não está na fase da carreira em que mais dribla, mas consegue-o mais de cinco vezes por jogo, em média, num acerto de 78%, muito próximo dos melhores do mundo ao nível dessa eficácia. Será o primeiro a driblar o holandês em 2018/19?
No resto dos itens, há pouco a comparar. E deve assinalar-se apenas que, na maioria deles, o acerto é mais fácil para quem defende do que para quem ataca.
10992222