"Ronaldo? Precisamos de cinco ou seis jogadores na posição de ponta de lança"
Declarações do selecionador nacional Roberto Martínez em antevisão ao Turquia-Portugal, jogo marcado para sábado (17h00) e relativo à segunda jornada do Grupo F do Euro’2024
Corpo do artigo
Pepe é apenas opção para jogar numa defesa com três centrais? “Pepe é um jogador que pode em estruturas táticas diferentes. É importante, um defesa nato, que gosta de defender, comunicar e pode jogar numa linha de três ou quatro”.
Arda Guler bateu recorde de Ronaldo como jogador mais jovem de sempre a marcar num Europeu. Isso traz motivação? “Quem gosta de futebol celebra este tipo de coisas. Sabemos que Guler é um talento excecional, com um pé esquerdo fenomenal. Eles têm uma equipa muito eficiente e gosto de equipas que dão espaço aos jovens, como a Turquia. Eles têm uma boa mistura, mas amanhã queremos é vencer para os nossos adeptos”.
Vitória amanhã garante apuramento para os “oitavos”, mas uma derrota complica liderança do grupo. É um jogo especial por isso? “Não, o segundo jogo é o segundo jogo, será importante para seguirmos caminho e criarmos competitividade no balneário, crescer, e queremos jogar bem em todos os jogos. Foco é dar tudo durante três jogos, depois podemos avaliar o que podemos melhorar, mas agora a Turquia tem três pontos, nós também e é normal que as duas equipas tentem ganhar”.
Ronaldo precisa de alguém perto dele para o ajudar no ataque? “Acho que Ronaldo teve três remates enquadrados, foi o que teve mais até agora. Foi muito disciplinado, trabalhou muito e para nós e é um marcador muito importante, abre espaços e abriu espaço para o Chico no golo. Ele é muito importante para nós na área, mas o importante é chegar lá. A nossa equipa não é de jogo direto ou de procurar o avançado rapidamente, então não é preciso jogar com passes longos para o ponta de lança. Não precisamos de um jogador, precisamos de cinco ou seis na posição de ponta de lança”.