Roberto Martínez: "O grande desafio é mudar o chip depois da Liga das Nações"
Declarações do selecionador de Portugal na antevisão ao jogo na Arménia, o primeiro de qualificação para o Mundial de 2026. Apito inicial às 17h00 de sábado
Corpo do artigo
Arménia com novo selecionador trouxe mudanças na preparação? "Quando há um novo selecionador, há um nível de expectativa que não se consegue medir. Todos os jogadores querem dar o máximo no início. Espero o mesmo que as outras seleções demonstraram quando defrontaram Portugal, adaptam-se e mudam as estratégias. Estamos habituados. O grande desafio agora para nós é mudar o chip depois de termos vencido a Liga das Nações. E é isso que queremos fazer amanhã."
Ainda o novo selecionador: "Há muitos aspetos que não mudam. As ideias do treinador são sempre as mesmas, seja nos clubes ou ao nível da seleção. Conheço-o desde o tempo em que esteve no seu último clube e é com base nessa passagem que também fiz a minha análise para o jogo de amanhã. Um aspeto importante é também o sucesso que ele teve nesse clube. Esteve cinco anos no mesmo clube. Conhece muito bem os seus jogadores para este jogo e sabe retirar o melhor deles. Tem ideias muito claras."
Tempo de preparação das duas seleções: "Tiveram o mesmo tempo, então não é uma questão de vantagem ou desvantagem. No futebol internacional há menos sincronização a nível tático e tentamos promover a qualidade individual. A seleção da Arménia irá colocar muita competitividade e nós temos de igualar esses níveis. Há aspetos em que temos de fazer as coisas bem. Temos de mostrar personalidade frente a esta seleção da Arménia do primeiro ao último minuto. Amanhã terá o seu público a mostrar todo o apoio. Precisamos de ser Portugal."
O resultado aceitável e aquele que o surpreenderia: "Falar sobre resultados é para os adeptos. Estou focado apenas no desempenho da equipa. É o desempenho que acaba por motivar um determinado resultado. Mas irei aceitar, naturalmente, qualquer resultado do jogo de amanhã."