Em causa está a ideia de criar uma Superliga europeia, concorrente à Liga dos Campeões, e uma "possível violação do quadro jurídico"
Corpo do artigo
O Real Madrid, o Barcelona e a Juventus foram alvos de um processo disciplinar por parte da UEFA pelo intento de criar a Superliga europeia, anunciou, esta terça-feira, o organismo que tutela as competições de futebol realizadas no Velho Continente.
"Na sequência de uma investigação levada a cabo pelos inspetores de ética e disciplina da UEFA, em relação ao projeto da chamada Superliga Europeia, foi aberto um processo disciplinar contra Real Madrid, Barcelona e Juventus por possível violação do quadro jurídico da UEFA. Mais informações serão comunicadas em devido tempo", refere a UEFA no sítio oficial na Internet.
O organismo presidido por Aleksander Ceferin ameaçara recentemente Real Madrid, Barcelona e Juventus com a proibição de participarem nas provas da UEFA nas duas próximas temporadas caso não abdicassem, oficialmente, da Superliga europeia.
Estes três emblemas continuam com a intenção de criar uma competição elitista, pese as saídas de outros emblemas envolvidos no projeto: Arsenal, Milan, Chelsea, Atlético Madrid, Inter, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham.
Estes vários clubes desistentes vão doar, em conjunto, um total de 15 milhões de euros a "comunidades locais" do futebol europeu.
O anúncio da Superliga Europeia aconteceu, à revelia, em 18 de abril, mas não "sobreviveu" mais de 48 horas, face à muita e bem audível contestação feita por várias vozes pertencentes a governos europeus, à UEFA, à FIFA, federações, ligas e adeptos.