RANKING - 17 golos em 9 jogos: prodígio alto, louro e que vai de recorde em recorde
Erling Haland está a espantar a Europa do futebol e só Raúl conseguiu um hat-trick mais jovem na Liga dos Campeões. Confira as impressionantes estatísticas do avançado norueguês.
Corpo do artigo
Erling Braut Haland saltou para as bocas do mundo quando, em maio de 2019, marcou nove golos no triunfo da Noruega, por 12-0, sobre as Honduras no Mundial de sub-20.
A fama durou pouco, até porque os recordes mundiais do escalão, MVP e afins raramente, nos últimos anos, têm dado sequência no futebol profissional. Adaílton, o brasileiro que Haland ultrapassou com mais golos num só jogo, é apenas o exemplo mais próximo.
Contratado entretanto pelo Salzburgo por cinco temporadas, este norueguês de 19 anos, filho de outro Haland, mas Alf-Inge, que na década de 90 jogou pelo Leeds e em 2000 se transferiu para o Manchester City. Esse Haland, lateral-direito, esteve inclusivamente presente em dois Mundiais (94 e 98), mas o filho tem condições para se tornar mais mediático.
Para já são recordes atrás de recordes e, escreveram na Áustria, 50 clubes a observá-lo no jogo contra o Genk, de estreia na Liga dos Campeões. Haland fez três golos na primeira parte, algo que nenhum outro jogador fizera na história da competição. E só Raúl, pelo Real Madrid, o conseguiu fazer num jogo sendo mais jovem.
De recorde em recorde, há números interessantes para atentar em setembro. Os 17 golos em nove jogos pelo Salzburgo são, de longe, o melhor que algum jogador fez em toda a Europa este ano. E para quem diz que jogar a Bundesliga austríaca é fácil, na multiplicação com o coeficiente que determina o Bota de Ouro europeia Haland também vem em primeiro lugar, como, aliás, no ranking de golos por 90 minutos.