Ranking: em equipa que ganha não se mexe... a não ser que seja Ivo Vieira o treinador
Vitória de Guimarães é a equipa que mais rodou esta época. Confira os números.
Corpo do artigo
O último a chegar foi também o último a ser estreado, mas Marcus Edwards entra nos registos do V. Guimarães 2019/20 como o 30.º jogador a ser utilizado nesta época por Ivo Vieira.
E só lá vão dois meses e meio de jogos oficiais. Faltam Wakaso, André André e Jhonatan, lesionado, e Blati Touré, este por opção técnica.
Nem sempre o treinador teve necessidade de rodar. Fê-lo por opção e transformou este agradável V. Guimarães na equipa que mais rodou esta temporada. É também verdade que nenhuma outra na I Liga teve um calendário tão intenso como os vimaranenses, que já levam 15 jogos disputados. Mas a rotação foi, desde o primeiro dia, uma opção assumida. A baliza (8 jogos para Miguel Silva, 7 para Douglas) é o exemplo mais claro do que estes números tentam mostrar. O Vitória é um dos sete clubes que não têm totalistas nesta altura da época. E, aliás, só Davidson, Sacko e Rochinha ultrapassaram a fasquia dos mil minutos de um total possível de 1350. O 18.º jogador mais utilizado (Bruno Duarte) tem quase 400 minutos, o equivalente a mais de quatro jogos completos em campo. E 24 dos 30 jogadores já foram titulares. Se reduzirmos a amostra apenas aos jogos da Liga, pouco muda: 26 jogadores utilizados, também um recorde destacado.
Na ponta contrária da rotação está o Famalicão, que tem apenas oito jogos, é verdade, mas só utilizou 18 jogadores e dois deles em menos de 15 minutos. Só 15 foram titulares no grupo que lidera a classificação do campeonato. Em equipa que ganha não se mexe, a não ser que o treinador seja Ivo Vieira.