Secretário executivo de Coordenação de Governo fez balanço dos serviços realizados pela Prefeitura nos primeiros dias do Rio'2016.
Corpo do artigo
O secretário executivo de Coordenação de Governo, Rafael Picciani, fez esta terça-feira, no auditório do Rio Media Center, um balanço dos serviços realizados pela Prefeitura nos primeiros dias de disputas dos Jogos Olímpicos Rio'2016. Segundo ele, apesar do grande número de pessoas a circular pela cidade - moradores, turistas e aquelas ligadas diretamente à competição -, tudo tem funcionado dentro do previsto. "Mesmo com a complexidade de um evento como a Olimpíada, consideramos que os equipamentos e serviços da Prefeitura têm atendido à grande demanda. Os problemas surgidos foram pontuais e logo resolvidos", garantiu.
O balanço da limpeza da cidade até o dia de ontem (segunda-feira), apresenta saldo positivo, com a participação do público descartando corretamente o lixo, com a operação da Comlurb transcorrendo conforme o planejado. "No total, foram recolhidas 212,09 toneladas dos principais locais de competição e concentração de pessoas, como o Parque Olímpico, Complexo de Deodoro, Copacabana, Vila dos Atletas e Centro Internacional de Transmissão (IBC)", disse o secretário, lembrando que 1.258 pessoas foram multadas pelas equipas do Lixo Zero por descarte irregular de lixo.
Quando falou sobre a mobilidade através do transporte público, em especial o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), Metro e os autocarros do BRT, Rafael Picciani fez questão de agradecer especialmente aos moradores da cidade. "A população entendeu a importância de evitar o uso do carro ou as saídas desnecessárias, o que tumultuaria as regiões próximas aos locais de competições", lembrou.
Indagado pela reportagem de O JOGO sobre a reclamação de adeptos quanto ao horário noturno do Metro - muitos encontraram as estações fechadas após a realização de jogos à noite -, o secretário disse que houve um ruído na comunicação. "Na verdade, nunca dissemos que o serviço seria encerrado às duas horas da manhã. Nas competições noturnas, anunciamos nos telões e através do sistema de som, tanto nas arenas quanto nos locais de embarque, que o Metro estaria fechado a partir de meia-noite e meia. Para substituir as composições, que precisam de manutenção, por medida de segurança, colocamos autocarros à disposição dos torcedores, deixando-os próximos das estações do Metro. Houve um ruído na informação inicial, mas tudo foi contornado", finalizou.