Medida entra em vigor na época 2019/20
Corpo do artigo
Depois de negociações entre a Federação, a Premier League e a Football League, foi alcançado um acordo para que a principal competição passe a contar, a partir de época 2019/20, com uma pausa para inverno, à semelhança do que já acontece em alguns campeonatos europeus.
Assim, nas primeiras duas semanas de fevereiro de 2020, e nos anos seguintes, o campeonato vai parar de forma a dar, a cada equipa, 13 dias de descanso. O futebol, porém, não vai parar por completo em Inglaterra, com o calendário a ser arranjado de uma forma em que haja cinco jogos em cada fim-de-semana, mas sempre com a garantia de que todas as equipas terão esses 13 dias livres.
Para ser possível aliviar o calendário numa altura que antecede o retomar das competições europeias, a Federação aceitou fazer alterações ao formato da Taça da Inglaterra que, na quinta ronda, será jogada a meio da semana e sem direito a jogos de repetição, em caso de empate.
A decisão surge como forma de aliviar os clubes e jogadores, sobrecarregados com jogos de competições nacionais, europeias e de seleções, tentando colocar as equipas ingleses em pé de igualdade com os conjuntos continentais que beneficiam de climas mais amenos.