Pão de Açúcar e Corcovado têm a preferência do público
Corpo do artigo
A grande atração do Rio de Janeiro neste momento é, sem dúvida, a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio'2016. A cidade tem, no entanto, para além das disputas desportivas em quadras, estádios e arenas, inúmeras atrações turísticas, que atraem um número cada vez maior de visitantes na medida em que os Jogos avançam. As belezas naturais, que com toda razão lhe conferem o título de "Cidade Maravilhosa", são consideradas atrações extras para quem pode, no intervalo entre uma prova e outra, passear e conhecer um pouco mais da cidade que recebeu, em 2012, o título de Património Mundial como Paisagem Cultural, concedido pela UNESCO.
A combinação entre o mar e a montanha unem a natureza e a movimentada cidade em distâncias consideradas pequenas para reunir tanto esplendor. Além de Copacabana, pela beleza e facilidade de acesso, duas outras atrações tornaram-se preferidas dos visitantes que vieram para os Jogos Olímpicos: o Corcovado e o Pão de Açúcar, cartões-postais famosos no mundo inteiro. Do alto, os turistas têm uma vista privilegiada da cidade e aproveitam para fazer fotos de todas as maneiras, sem esquecer, é claro, as famosas selfies. De braços abertos, o Cristo Redentor recebe e saúda os visitantes no alto do Morro do Corcovado, a 710 metros de altura, aonde se chega através de um agradável passeio de trem que atravessa a Mata Atlântica ou de vans credenciadas.
Para os mais aventureiros, há umo trilho que liga o Parque Lage ao Corcovado, mas que só deve ser feito em companhia de um guia. Já o passeio no caminho que liga os morros da Urca e o Pão de Açúcar é um dos programas imperdíveis a serem feitos no Rio de Janeiro. Lá do alto a paisagem é deslumbrante e inclui a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana, a entrada da Baía de Guanabara, a Pedra da Gávea, o Centro da cidade e o Cristo Redentor. Em ambos, os locais os turistas contam com opções de serviços, como restaurantes, bares, lojas de souvenirs e balneários. Para os mais radicais - ou com mais dinheiro no bolso - há a opção de fazer voos panorámicos de helicóptero, desfrutando de um passeio que, com certeza, será inesquecível.
Para ajudar os milhares de turistas que estão na cidade, a Secretaria Especial de Turismo do Rio instalou, além dos 16 pontos fixos, mais 60 quiosques de informações turísticas. Nestes pontos, o visitante encontra guias que falam vários idiomas e que possuem material ilustrativo, como mapas e folhetos, em três línguas: português, inglês e espanhol. Para o secretário de Turismo, António Pedro Figueira de Mello, a Cidade Olímpica recebe a todos de braços abertos. "O ambiente espalha-se por toda a cidade, tanto nos tradicionais pontos turísticos como nas praias, parques, clubes, centros culturais, shoppings e outros locais, nos mais diferentes bairros cariocas. Cosmopolita, acolhedor e com espírito festivo, o Rio recebe de braços abertos os que vêm participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, eventos grandiosos, que simbolizam a unidade entre os povos. Sejam bem-vindos e aproveitem as belezas da cidade".