"Podem dizer que a Seleção sem o Ronaldo é melhor, mas nos jogos decisivos é ele que está lá"
ENTREVISTA, PARTE III - Quaresma lembra que o capitão da Seleção aparece sempre nos momentos decisivos. Orgulhoso por ter representado o país, o internacional português considera que não faz sentido renunciar à Seleção Nacional. Agora torce por fora e pede calma no Mundial"2022.
Corpo do artigo
A felicidade que sentia quando representava a Seleção Nacional era evidente. Só pela equipa principal foram 80 jogos e dez golos, alguns de uma rara beleza técnica. Para a história fica o importante contributo para o título de campeão da Europa, em França.
O amor pela equipa das quinas e por representar o país fez com que nunca tivesse renunciado à Seleção. Agora torce por fora e por uma boa participação de Portugal no Campeonato do Mundo de 2022, onde, acredita, Cristiano Ronaldo vai continuar a ser peça importante.
Nunca se despediu da Seleção. Porquê?
-Porque acho que não fazia sentido emitir um comunicado a dizer que estou fora da Seleção. Obviamente, cada um faz o que quer e eu respeito as opções e as decisões de cada um, mas não faz sentido nenhum. Nunca fechei a porta à Seleção, mas também tens de saber estar e perceber o teu momento. A Seleção está a apostar nos jovens e faz bem, porque tem jogadores com muito talento e muita qualidade.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2022/07/oj_quaresma_sele_20220717140019/hls/video.m3u8
O que se pode esperar de Portugal no Mundial"2022?
-As expectativas são elevadas, até porque os jogadores que lá estão jogam em grandes clubes e têm vindo a brilhar e a mostrar o talento que têm. Por isso é normal que as expectativas sejam elevadas, mas vamos com calma, porque o futebol às vezes tem coisas que não conseguimos perceber. A nossa Seleção já teve momentos altos e baixos. Há momentos em que joga muito bem e há outros que nem tanto, mas depois o individual de cada um resolve os jogos. No entanto, como equipa ainda nos falta alguma coisa. Por isso, é bom ter os pés bem assentes na terra e que possamos ir jogo a jogo.
Portugal continua a ser Cristiano Ronaldo e mais dez ou deixou de ser?
-O Ronaldo tem de jogar sempre. Podem dizer que a Seleção sem o Ronaldo é melhor, podem dizer o que quiserem, mas verdade é que, quando chegam os jogos decisivos, é ele que está lá. Por isso, tem de ser Ronaldo e mais dez. Sabemos que o tempo vai passando, que as pessoas querem ver jogar os jovens que estão a aparecer e entendemos isso tudo, mas também temos de respeitar a história de cada um e a história que o Cristiano tem poucos vão ter. Além disso, continua a ser decisivo. Por isso, tem de jogar.
"Arábia? Pelo nível que tem, o Cristiano não vai olhar ao dinheiro"
Cristiano Ronaldo foi notícia na última semana por ter recebido uma proposta para ir para a Arábia Saudita ganhar cerca de 300 milhões de euros em dois anos. Apesar da prudência, por não saber "se a notícia é verdadeira", Quaresma não acredita nessa transferência. "Pelo o nível que tem, acho que o Cristiano não vai olhar ao dinheiro. Acho que ainda tem outro tipo de ambição e outros objetivos", justificou o extremo que passou pelo Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.