Pirotecnia de ultras do Wydad em Paris dá que falar: "Inteligência Artificial..."
Ultras marroquinos celebraram o 20.º aniversário da sua filial em Paris com um grande espetáculo de pirotecnia que se tornou viral nas redes sociais, mas um responsável do sindicato policial francês garante que essas imagens foram manipuladas. Eis o vídeo em questão [créditos - X/@WydadRedCastle]
Leia também "Vou-te rebentar todo": o que diz o relatório de Gustavo Correia sobre Mário Branco
Na noite de sexta-feira, ultras marroquinos do Wydad Casablanca celebraram o 20.º aniversário da sua filial em Paris com um grande espetáculo de pirotecnia na capital francesa.
As imagens dessa celebração tornaram-se rapidamente virais nas redes sociais, suscitando inclusive críticas por falta de segurança, mas um responsável do sindicato policial francês, Loic Dessertenne, garante que o vídeo partilhado pela conta oficial do grupo foi manipulado com recurso a Inteligência Artificial, de forma a que o espetáculo pareça mais intenso do que foi na realidade.
"As imagens divulgadas foram manipuladas por Inteligência Artificial, de certeza. No vídeo oficial, temos a impressão de que é a abertura dos Jogos Olímpicos no Sena. Seria necessário recorrer a pirotécnicos profissionais para se obter tal efeito. As câmaras de videovigilância foram revistas para comparar com os vídeos amadores que circulam nas redes sociais. Percebe-se que não têm a mesma amplitude. Pelo que sei, eles não quiseram fornecer o vídeo original às pessoas que os contactaram", esclareceu, ao jornal L'Équipe.

