Na Europa só há três equipas com mais posse de bola do que os viola.
Corpo do artigo
A Fiorentina é a equipa italiana que, neste momento, no conjunto de todos os seus jogos na liga transalpina, tem maior percentagem de posse de bola.
O grupo treinado pelo português Paulo Sousa tem uma média de 62,9 por cento de posse de bola, números superiores a Nápoles (62,0 por cento) e Juventus (55,9), clubes que se seguem neste ranking.
Aliás, segundo escreve o jornal Gazzetta Dello Sport, a Fiorentina é mesmo uma das equipas europeias que mais manda nos jogos.
Apenas Bayern Munique, PSG e Barcelona têm maior média de posse de bola em cada jogo, o que diz bem do estilo de jogo que Paulo Sousa tem pretendido consolidar na turma de Florença.
Este estilo muito próprio terá várias consequências, umas diretas e outras indiretas, como é o caso do número de grandes penalidades ganhas pela equipa: a Fiorentina já teve sete a seu favor (todas convertidas), registo bastante próximo do Barcelona, que já viu serem assinaladas dez a seu favor na liga espanhola.
Outro reflexo tem a ver com o elevado número de golos apontados: em Itália, apenas o Nápoles marcou mais do que os viola (45 contra 39.