Declarações de Paulo Fonseca, novo treinador do Lille, ao jornal francês Voix du nord.
Corpo do artigo
Lille, depois de Roma e FC Porto: "É um grande desafio. Quando fui convidado para vir, fiquei muito entusiasmado. Gostei muito destas primeiras semanas e estou confiante no futuro. O clube é muito organizado e as infraestruturas são extraordinárias".
Mudanças na filosofia do clube: "Não mudei muito nas regras normais. Cada treinador tem regras diferentes. Mas eu exijo disciplina. Sou sempre muito exigente em relação a isso".
Resposta dos jogadores à ideia de jogo: "Corremos riscos, sim. Mas para se ser um protagonista, para se ter iniciativa, para ser melhor do que os outros, para se definir metas constantemente, é preciso correr riscos. Não sou um treinador que espera que as coisas aconteçam, temos que fazer por isso. Confesso que os jogadores estão muito abertos a jogar assim. Acho que eles estão felizes e entusiasmados com este projeto. O que eu senti até agora é que eles também querem jogar assim e eu sinto-me feliz, motivado e entusiasmado".
Entendimento entre clube e treinador no mercado de transferências: "Trabalhamos juntos. Recrutámos muitos jogadores em França, porque a estrutura conhece a liga. O que eu sinto é que o clube não decide nada sem ter a minha opinião. Significa que trabalhamos juntos. Também aceito os nomes que os olheiros me propõem, analiso, e quando vejo um jogador que pode jogar no meu estilo de jogo, aceito. Torna-se fácil trabalhar assim".
Empenho dos jogadores e ambição em campo: "Se os meus jogadores são corajosos e tentam fazer o que eu lhes peço, eu assumo total responsabilidade pelos erros. O que é um problema para mim é quando eles não querem correr riscos ou não são corajosos. Se fosse jogador hoje, também queria correr riscos. Desta forma, posso participar mais no jogo. O jogo é feito para se jogar, para ter a bola. Se uma equipa só quer defender, como é que os jogadores podem mostrar as suas qualidades? É muito mais difícil".
Implementação do estilo de jogo: "Eu sei que não é um processo fácil mudar muitas coisas, mudar jogadores, mudar totalmente a maneira como se joga. Leva tempo. E sabemos que não podemos esperar que tudo seja perfeito de um dia para o outro. O meu principal objetivo agora - não gosto muito de falar em objetivos de longo prazo logo assim - é construir o mais rápido possível uma equipa com caráter forte, uma identidade sólida, uma equipa corajosa que jogue um jogo de ataque, com o propósito de dominar. Se fizermos isso, se começarmos a jogar dessa maneira, acho que estaremos perto de ganhar os jogos. E acho que vai acontecer".
15064011
15063952