Confira os valores encaixados por Benfica, FC Porto, Sporting, Braga e V. Guimarães nas campanhas europeias da presente época.
Corpo do artigo
Concluídas as fases de grupos de Liga dos Campeões e Liga Europa, Portugal mantém quatro equipas em prova.
O Benfica tombou da Liga dos Campeões, mas, com o terceiro lugar do grupo, vai poder disputar os 16 avos de final da Liga Europa, onde será cabeça de série, como FC Porto e Braga. Os dragões e os arsenalistas foram primeiros classificados nos respetivos agrupamentos e só o Sporting entra no sorteio de segunda-feira como não cabeça de série, por ter ficado em segundo lugar.
11612802
Apenas o Vitória de Guimarães saltou do panorama europeu, ao ser eliminado nos grupos da Liga Europa.
Assim sendo, é hora de fazer contas aos milhões que cada equipa lusa encaixou na campanha europeia da presente temporada. O Benfica, fruto da entrada direta na fase de grupos da Champions League, duas vitórias e um empate, somou, até ao momento, 50,35 milhões de euros, distanciando-se dos restantes emblemas nacionais por larga margem.
O Braga foi quem mais amealhou na Liga Europa. Com quatro triunfos e dois empates, os arsenalistas vão na fasquia dos 7,16 milhões de euros, seguidos do FC Porto, com 5,82 milhões de euros. O Sporting terminou o grupo na segunda posição, atrás do LASK Linz e conta 5,7 milhões, com o Vitória de Guimarães, já eliminado, nos 4,71 milhões de euros.
Números que ilustram bem a diferença entre os prémios monetários da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Os valores poderão aumentar, mediante a prestação de Benfica, FC Porto, Braga e Sporting a partir dos "16 avos". O sorteio está marcado para as 12h00 de segunda-feira, em Nyon (Suíça).