Nuno Gomes elege os "imprescindíveis" da Seleção e três sucessores para Ronaldo
Antigo internacional português concedeu entrevista ao site Goal, falando sobre as expectativas mundialistas de Portugal e nomeando os jogadores fulcrais da equipa das quinas, para lá do CR7.
Corpo do artigo
Nuno Gomes tem poucas dúvidas: Portugal tem que ser levado a sério entre os principais candidatos a vencer o Mundial'2018. Apesar de dar os exemplos de Brasil e Argentina como seleções mais qualificadas a levantar o troféu em julho, na Rússia, o antigo avançado vê a equipa das quinas com potencial e hipóteses de juntar novo título ao de campeão europeu, arrebatado em 2016.
"O Mundial não vai ser fácil. É uma competição diferente, com seleções ainda mais qualificadas, como o Brasil, a Argentina e outras que normalmente são mais favoritas ao título... Mas creio que, aos olhos do mundo, Portugal também vai ter uma palavra a dizer na Rússia. Os jogadores estão motivados, muitos têm no currículo títulos importantes, experiência, e também contam com a companhia de jovens de qualidade", afiançou o ex-internacional luso, que, contudo, recordou as campanhas "desapontantes" de 2002 e 2014 e elegeu os jogadores "imprescindíveis" para Fernando Santos.
"O Ronaldo, como é óbvio, é um ponto sempre a nosso favor. Bem fisicamente é sempre uma arma, e ainda bem que ele está do nosso lado. Assim, olhando para o nosso grupo, falando mais objetivamente... Digo o Rui Patrício, porque é uma posição em que convém sermos fortes. Sem tirar o valor dos outros guarda-redes, mas o Rui Patrício, por tudo aquilo que tem feito na Seleção e no Sporting nos últimos anos... Jogarmos sem ele é, talvez, entrarmos mais enfraquecidos. E vou falar também do Bernardo Silva, porque é um jogador que me encanta, de que gosto muito. Apesar de não ser ainda um titular indiscutível da Seleção, até porque depende muito de como o Fernando Santos vai montar a equipa, o Bernardo, pelo seu perfume, pela sua inteligência, por ser desequilibrador, é outro ponto importante a nosso favor", acrescentou Nuno Gomes, que fala ainda em três nomes na linha da frente da sucessão do CR7:
"Nós temos vários jogadores a aparecer, como o André Silva, embora seja um atacante com uma função diferente. Mas temos jogadores anda mais jovens com potencial para fazer a diferença. Não sei se vão fazer a diferença como Ronaldo faz, mas há jogadores que, com certeza, vão assumir as mesmas responsabilidades no futuro... Há o João Félix, que é muito forte, mas ainda tem um longo caminho para percorrer até chegar ao patamar da Seleção principal. Porém, hoje em dia tudo pode acontecer muito rápido, assim como vimos com o Renato Sanches.
Há também o Rafael Leão. É forte, tem uma característica de decidir os jogos, e gosta disso. Os próprios companheiros dele, aliás, olham para ele à espera disso, que ele decida", rematou.