Naufrágio de Madrid revolta argentinos: "Higuaín, gordo cemitério de canelones"
Imprensa do país das pampas e adeptos não perdoaram Sampaoli e os jogadores alvicelestes.
Corpo do artigo
Depois do estrondoso 6-1 sofrido frente à Espanha na terça-feira, em Madrid, a Argentina acordou na quarta-feira num ambiente de revolta popular em relação à seleção, manifestada nos principais média, mas também nas redes sociais, onde os adeptos tentaram insultar da forma mais ofensiva possível (ver quadro em anexo) o selecionador Sampaoli e alguns dos jogadores que estiveram em campo.
Gonzalo Higuaín foi um dos mais visados, merecendo a alcunha de "cemitério de canelones" por um adepto, em alusão à sua estrutura física "avantajada". A expressão rodou insistentemente no Twitter durante todo o dia ajudando os argentinos a contornar, através do humor (de gosto questionável, é verdade), aquela que foi uma das três piores derrotas da história desta equipa.
O avançado que alinha na Juventus já foi várias vezes alvo de críticas por causa das exibições na seleção e, neste jogo, voltou a ser protagonista por más razões. "Falhou um golo inadmissível que poria a Argentina a ganhar por 1-0, o que permitiria à equipa passar a mandar no jogo", escreveu o Clarín no principal reparo em concreto que lhe foi apontado.
E se, ao intervalo, a Espanha vencia apenas por 2-1, na segunda parte surgiria a desgraça completa, numa partida que a equipa da casa dominou totalmente. No total, e segundo o Diario de Mendoza, a Espanha teve 12 oportunidades de golo, contra apenas quatro da equipa visitante.
"Se eu não fosse argentino, mesmo argentino, dava-lhes com um ferro", comentou o antigo selecionador Carlos Bilardo. Quanto ao histórico Jorge Valdano, avançado que se sagrou campeão do mundo em 1986 pela alviceleste, catalogou o sucedido como "uma catástrofe", analisando ainda: "A equipa tem um génio como Messi e o que Sampaoli deve tentar fazer é criar uma estrutura que o sustenha. E neste jogo contra a seleção espanhola vimos que a estrutura tem os parafusos frouxos".
Insultos "criativos":
"Morre, Higuaín. Gordo cemitério de canelones" - Tucuman es Atletico
"Sampaoli, filho da mãe. Mete o Lautaro, seu careca tobogã de piolhos" - ARG Isabella
"Mete o Lautaro Martínez, seu cabeça de desodorizante roll-on" - Dai Gonzalez 97
"Higuaín: o que desejo é que apanhes a pior diarreia da história, seu gordo baboso" - Virhado
"Higuaín, renuncia, por tudo. Vê um jogo teu na seleção e faz autocrítica. Os teus pais devem ser primos, só isso explica teres dois pés esquerdos e uma corcunda" - Josepao 179