Professor da Universidade de Cardiff fez as contas e descobriu que completar a caderneta do Mundial'2018 é tarefa dispendiosa.
Corpo do artigo
Com o arranque do Mundial a menos de três meses de distância, a febre em redor da tradicional coleção de cromos da Panini já começou e, se está a tentar completar a caderneta de 682 estampas, fique a saber que poderá tornar-se numa demanda dispendiosa.
Paul Harper, professor de Matemática da Universidade de Cardiff, fez as contas com as probabilidades de saída de cada cromo e concluiu que será necessário adquirir 4832 cromos, ou seja, 967 saquetas, para fechar a coleção.
Assim sendo, convertendo o caso britânico para o português, tendo em conta o preço de 90 cêntimos por saqueta, serão precisos, em média, 870 euros para terminar a caderneta de cromos do Mundial. Isto sem contar com eventuais trocas com outros colecionadores.
Paul Harper realçou a subida do preço das saquetas de cromos ao longo dos anos: "Ainda me lembro da alegria que foi preencher a caderneta do Mundial de 1982. Gastei muito dinheiro para fazer isso, mas também tive avós generosos, contando com algumas negociações mais tensas por trocas de cromos com os colegas de escola. Mas acabar um álbum destes tem-se tornado progressivamente mais dispendioso ao longo dos anos, não só porque o número de equipas aumentou, mas também porque a Panini tornou-se mais criativa na hora de abrir novos espaços na caderneta", assinalou.