Mundial'2026: Iraque bate Emirados Árabes Unidos e vai ao play-off intercontinental

Iraque
EPA
Triunfo por 2-1 na segunda mão da última eliminatória do apuramento asiático
Leia também Os pontos que o FC Porto expôs na reunião com o Conselho de Arbitragem
O Iraque qualificou-se esta terça-feira para o play-off intercontinental de qualificação para o Mundial'2026, ao vencer aos Emirados Árabes Unidos, por 2-1, na segunda mão da última eliminatória do apuramento asiático.
Depois do empate 1-1, há cinco dias, em Abu Dabhi, os visitantes até se adiantaram no marcador, aos 52, por intermédio de Caio Lucas, mas o Iraque reagiu por intermédio de Meme, que foi lançado em campo aos 56 e marcou 10 minutos depois o golo da igualdade.
Só no último suspiro do jogo disputado em Bassora, aos 90+17, é que o encontro foi decidido, com Amir Al Ammari a converter com sucesso um penálti que permite que o Iraque continue em busca do apuramento para o Campeonato do Mundo, sendo o único representante asiático no play-off decisivo.
Iraque e Emirados Árabes Unidos procuravam manter a esperança de regressar à fase final de um Mundial, depois das estreias em 1986, no México, e em 1990, em Itália, respetivamente.
Além de Iraque, o play-off intercontinental vai contar com a RD Congo, a Bolívia e a Nova Caledónia, além dos dois melhores segundos classificados da terceira fase de qualificação da CONCACAF.
A fase final do Mundial'2026 vai disputar-se nos Estados Unidos, no Canadá e no México, entre 11 de junho e 19 de julho, e pela primeira vez vai ter 48 seleções.

