Rivais de Manchester defrontam-se esta sexta-feira no Texas. Em jogo estará muito mais do que apenas um encontro particular
Corpo do artigo
Mourinho e Pep Guardiola, os dois treinadores mais mediáticos do planeta, voltam a disputar um jogo já amanhã, em Houston, no Texas, a quase 8 mil quilómetros de Inglaterra. O encontro é de caráter particular, mas em campo estará muito mais do que uma pré-temporada.
Os dois treinadores chegaram a Manchester ao mesmo tempo e ambos bateram recordes pelos valores que já gastaram em transferências. Guardiola segue na frente, mas a diferença não é muita. No total, o treinador espanhol gastou 361,5 milhões de euros a reforçar a equipa do Manchester City, contra 305 milhões de José Mourinho.
Fazendo as contas apenas a este defeso, Guardiola já contratou o dobro dos jogadores de José Mourinho (quatro) e gastou mais 33 milhões de euros: Walker, ex-Tottenham (51 milhões); Bernardo Silva, ex-Mónaco (50 milhões); Ederson, ex-Benfica (40 milhões) e Douglas Luiz, ex-Vasco da Gama (12 milhões). Já o treinador português fechou negócio por Lukaku, ex-Everton (85 milhões) e Lindelof, ex-Benfica (35 milhões). Contudo, o mercado continua aberto e é quase certo de que os números vão crescer ainda mais. Os dois treinadores já assumiram que continuam em busca de outros reforços. Danilo (Real Madrid-City) e Perisic (Inter-Manchester United) prometem ser os próximos nomes a serem apresentados em Inglaterra.
Na última época, Guardiola contratou o dobro dos jogadores de José Mourinho. Sontes, Sané, Gabriel Jesús, Gundogan, Nolito, Bravo, Marlos Moreno e Zinchenko assinaram pelos citizens, contra Pogba, Mkhitaryan, Bailly e Ibrahimovic, que se juntaram aos red devils.
No que ao futebol diz respeito, Pep Guardiola leva vantagem no confronto direto com José Mourinho, tendo em conta todos os jogos disputados entre ambos, inclusive os do tempo do Barcelona-Real Madrid. No total, o técnico do Manchester City soma nove vitórias contra quatro. Em solo inglês, todavia, o registo é equilibrado, com uma vitória para cada lado e um empate. O Manchester United, contudo, conquistou três títulos pelas mãos de José Mourinho - Liga Europa, Taça da Liga e Supertaça -, enquanto o City ficou em branco.