Equipa monegasca, segundo um estudo do Observatório do Futebol, é a número um europeia a confiar em jogadores com menos de 21 anos, e o campeonato francês surge como o que concede mais oportunidades aos jovens.
Corpo do artigo
Está em França o campeonato, no continente europeu, em que as equipas mais apostam nos jovens e a nível de clubes o Mónaco, treinado por Leonardo Jardim, assume a primazia, ao apresentar 34,6 por cento de minutos disputados por jogadores com menos de 21 anos. Comparativamente às que são consideradas as cinco grandes ligas europeias, o estudo do Observatório do Futebol (OF), de Neuchatel, na Suíça, assinala que se em França está o único campeonato em que os jovens participam em mais de 10 por cento do tempo de jogo (exatamente 12,1 por cento), a diferença é acentuada para os restantes. "Os clubes ingleses (5,3 %) e os italianos (5,5%) são particularmente reticentes a confiar nos jogadores jovens", escreve o OF.
O Mónaco concedeu 34,6% de minutos a jogadores com menos de 21 anos, à frente do Lyon (31,2%), Lens (28,8), Nice (21,6), Lille (18,7), Marselha (16,5), Lorient (15) e PSG (11,4).
Relativamente a outras Ligas, essa percentagem é reduzida: Bayern Munique (4,5%), Chelsea (2,2), Barcelona (1,6%) e Juventus (1,5%) ocupam os últimos lugares da lista.