
Festa dos jogadores marroquinos
EPA
Confira a síntese dos jogos desta segunda-feira da Taça das Nações Africanas
Leia também Farioli após o FC Porto-Aves SAD: "Cada pontapé de baliza demorou mais de um minuto"
Angola comprometeu as suas aspirações na Taça das Nações Africanas de futebol (CAN'2025), depois de um empate 0-0 frente ao Egito, na última jornada do Grupo B, enquanto Moçambique assegurou já os "oitavos".
A seleção angolana precisava de vencer os já apurados egípcios para ambicionar a passagem à fase a eliminar da competição, mas, com o nulo, termina a poule no terceiro lugar, com apenas dois pontos, atrás do Egito e da África do Sul, que seguem em frente.
O conjunto angolano precisa agora de uma conjugação de resultados para ainda se apurar para os oitavos de final como um dos quatro melhores terceiros classificados dos seis grupos, ficando a aguardar pelo desfecho do Grupo C, na terça-feira, em que precisa que a Tanzânia perca frente à Tunísia e que o Uganda não vença a Nigéria.
Neste último jogo do grupo, em Agadir, os "palancas negras" apresentaram-se com sete alterações no onze em relação à partida anterior, no empate (1-1) frente ao Zimbabué, e mostraram atitude e iniciativa ofensiva, embora com dificuldades na ligação entre setores, desperdiçando ocasiões que podiam mudar o rumo do jogo.
O Egito, mais tranquilo, e também com um onze alternativo, foi gerindo o encontro com posse e tranquilidade, criando pouco perigo e beneficiando da ansiedade angolana, mantendo o controlo do ritmo até ao apito final e o primeiro lugar do grupo.
No outro jogo do grupo, a África do Sul venceu o Zimbabué por 3-2, num jogo cheio de reviravoltas, cujo resultado garantiu o apuramento para os oitavos de final e a eliminação dos zimbabueanos.
Tshepang Moremi (sete minutos), Lyle Foster (50') e Oswin Appolis (82') marcaram os golos dos sul-africanos, tendo o Zimbabué empatado ainda em duas ocasiões através de Tawanda Maswanhise (19') e Aubrey Modiba (74'), este na própria baliza.
No Grupo A, Marrocos confirmou o favoritismo e garantiu o primeiro lugar da poule, ao vencer a Zâmbia por 3-0, em Rabat, assegurando o apuramento para os oitavos de final da CAN'2025.
Este triunfo de Marrocos sobre a Zâmbia entregou a Moçambique a presença nos oitavos de final da CAN, pelo menos como um dos melhores terceiros classificados da fase de grupos.
Ayoub El Kaabi inaugurou o marcador, logo aos nove minutos, de cabeça, antes de Brahim Díaz ampliar a vantagem, aos 27', num encontro sempre controlado pelos anfitriões.
O próprio El Kaabi fechou as contas no início da segunda parte, aos 51 minutos, com um remate acrobático, confirmando uma exibição segura dos Leões do Atlas, que terminaram o grupo com sete pontos.
No outro jogo da jornada, o Mali assegurou igualmente a qualificação para os oitavos de final, ao empatar 0-0 frente às Ilhas Comores, em Casablanca.
As águias malianas terminaram no segundo lugar do grupo, com três pontos, fruto de três empates em igual número de jogos.
Neste derradeiro jogo, apesar da superioridade territorial, o Mali não conseguiu desfazer a organização defensiva dos comorenses, que acabaram eliminados da competição, tal como a Zâmbia.

