
.
EPA
Equipa francesa bateu o Maccabi Telavive por 6-0 e apanhou Midtjylland e Aston Villa, ficando em primeira por ter melhor diferença de golos
O Sporting de Braga falhou hoje a possibilidade de se juntar ao grupo de lideres na fase de liga da Liga Europa de futebol, cenário que o Lyon, de Paulo Fonseca, aproveitou com uma goleada em Israel, na quinta jornada.
Leia também Farioli: "Pelo que percebi, nos próximos jogos não teremos o mesmo tratamento dos nossos colegas"
Na Escócia, o Sporting de Braga acabou empatado (1-1) no campo do Rangers, que só agora somou o primeiro ponto na prova, enquanto Paulo Fonseca levou o Lyon a golear o Maccabi Telavive, por 6-0.
Com a ronda completa, o Lyon passou assim a somar 12 pontos e divide agora a liderança da Liga Europa com o Midtjylland, que comandava sozinho até cair em Roma (2-1), e o Aston Villa, que recebeu e venceu o Young Boys (2-1).
Na perseguição, com 11 pontos, estão Betis, Friburgo e Ferencváros, com Sporting de Braga e FC Porto, com 10, a fecharem os oito primeiros classificados, ou seja, com os dois representantes portugueses a seguirem para as três últimas rondas em lugar de apuramento direto para os oitavos de final.
Leia também Clube inglês proíbe micro-caneleiras após jogador partir a perna em dois sítios
Já depois de o FC Porto vencer em casa o Nice (3-0), o Sporting de Braga foi a Glasgow empatar numa partida bem difícil, em que fugiu à derrota com menos unidade em campo, por expulsão do uruguaio Rodrigo Zalazar na segunda parte.
O inglês James Tavernier deu vantagem aos escoceses, aos 45+3 minutos, na transformação de uma grande penalidade, mas o espanhol Gabri Martinez empatou, aos 69, já depois de ter Zalazar ter visto o vermelho direto.
O Rangers, que teve Chermiti a titular, também ficou reduzido a 10 devido ao duplo cartão amarelo a Diomande, mas só aos 90+5 minutos.
Já o Lyon, com Afonso Moreira no banco, arrasou o Maccabi Telavive, que, com um ponto, está quase eliminado, com o primeiro "hat-trick" da carreira do capitão Corentin Tolisso, médio internacional francês de 31 anos.
Em Sevilha, o Betis ultrapassou o Utrecht (2-1), com o colombiano Cucho Hernández e o marroquino Abde Ezzalzouli a fazerem os golos do espanhóis, numa ronda em que o Genk também acabou vencedor (segue com 10 pontos junto a Sporting de Braga e FC Porto), depois de bater na Bélgica o Basileia (2-1).
Thomas Handel foi titular na vitória caseira do Estrela Vermelha sobre o Steaua Bucareste (1-0), com o brasileiro Bruno Duarte, antigo jogador de Farense e Vitória de Guimarães a fazer o golo do triunfo dos sérvios.
Na lista das goleadas, o Bolonha recebeu e brindou os austríacos do Salzburgo, por 4-1, e o Estugarda, sem Tiago Tomás, foi aos Países Baixos vencer o Go Ahead Eagles, por 4-0, com um "bis" de Jamie Leweling.
Destaque ainda para o triunfo caseiro do Nottingham Forest, a renascer sob o comando de Sean Dyche, o terceiro técnico da temporada, sobre o Malmo (3-0) e para o 2-1 do Panathinaikos, de Rafa Benítez, na Grécia sobre o Sturm Graz.

