
Luís Castro
Grêmio FBPA
Treinador português assinou pelo emblema brasileiro até ao final de 2027
Leia também "Thiago Silva nunca deixou de ser Dragão, era um tema de conversa entre mim e ele"
O português Luís Castro mostrou-se "muito honrado" por ir treinar o Grêmio, clube brasileiro com o qual assinou um contrato de duas épocas, até ao final de 2027.
"Sinto-me muito honrado em representar o Grémio, uma instituição com um prestígio muito grande. Por meio da sua trajetória, conquistou um título mundial, foi tricampeão da Libertadores, ganhou Taças do Brasil e campeonato brasileiro", declarou, à chegada a Porto Alegre.
Luís Castro, de 64 anos, que já orientou o Botagofo, estava sem treinar desde o início de novembro, quando deixou o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.
"É uma honra representar o Grêmio. Iremos fazer tudo e dar tudo de nós para termos sucesso com responsabilidade e trabalho", acrescentou ainda, após ser recebido por adeptos da equipa brasileira no Aeroporto Salgado Filho.
Depois de uma carreira como futebolista, iniciou-se como treinador no Águeda, em 1998, e passou por Mealhada, Estarreja, Sanjoanense, Penafiel e FC Porto B, tendo sido campeão da segunda divisão.
Castro chegou mesmo a treinar a equipa principal dos "dragões" de forma interina, em 2014.
Posteriormente, orientou Rio Ave, Desportivo de Chaves e Vitória de Guimarães, até ir, em 2019, para os ucranianos do Shakhtar Donetsk.
Em 2021, rumou ao Al Duhail, do Qatar e, no ano seguinte, para o Botafogo, do Brasil, que abandonaria, em boas condições de ser campeão, para trabalhar nos sauditas do Al Nassr, no qual ainda alinha Cristiano Ronaldo.
Depois, representou apenas o Al Wasl, ficando entretanto livre para agora assumir o compromisso com o conjunto "tricolor".
Luís Castro é apenas o segundo europeu a treinar o Grêmio, depois do húngaro László Székely, em 1954.
A apresentação oficial do treinador português está agendada para segunda-feira, às 13h00 locais (16h00 em Lisboa).

