"Thiago Silva nunca deixou de ser Dragão, era um tema de conversa entre mim e ele"

Thiago Silva
Cláudio Pitbull, antigo jogador do FC Porto, é amigo de longa data de Thiago Silva, em quem vê as qualidades intactas. Ainda se cruzaram nos dragões, e fica a garantia que o clube "era tema de conversa" no "Flu". Cuidado com a condição física e liderança por natureza são marcas fortes do reforço.
Leia também Wolves com 10 derrotas seguidas: "Só mostra o bom trabalho de Vítor Pereira"
Figura do Fluminense em 2006, Cláudio Pitbull ganhava, nessa época, relação estreita com Thiago Silva, que perdura até hoje. O contacto entre ambos no FC Porto fugira por pouco, um tempo antes, com o atacante na equipa principal sem grande sorte e o defensor confinado à equipa B.
Mas esta amizade e um passado comum na Invicta desafiam as impressões do antigo extremo com um entusiasmo vibrante motivado pela notícia desta operação surpreendente feita pelos azuis e brancos, ainda antes de abrir oficialmente o mercado de inverno. "Estou muito feliz, até porque carrego o dragão no meu peito. O Thiago sempre deixou marca por onde passa, não foi à toa que ganhou o respeito de todos em alguns dos grandes clubes da Europa. Estou mesmo radiante com esta ligação, vou torcer por ele e já conto os dias para o visitar. Ele vai acrescentar imenso", destaca o antigo futebolista, em conversa com O JOGO.
Fica, desde logo, a certeza de que o regresso promete uma história bem diferente da primeira, quando Thiago Silva fez 14 jogos na equipa B em 2004/05. "Não teve sucesso por conta de um problema grave de saúde, só por isso não fez história. Agora vem para coroar-se como campeão português e carregar a ambição de ir ao Mundial. É a sua última oportunidade. Poucos na idade dele conseguem jogar em alta performance. Mas a idade que, para muitos, é um empecilho, para ele não é. Ele cuida-se desde que acorda até dormir", revela Pitbull, que comenta com adoração cada publicação do "monstro", que fez 113 jogos pela canarinha. "A longevidade vem do profissionalismo e esta ida para Portugal confere-lhe extraordinária visibilidade. O FC Porto vai ficar muito bem servido, porque ele tem uma leitura de jogo como poucos têm. Por isso todos falam bem dele, é ver o que disseram Maldini e todos os que jogaram com ele no Milan ou no Chelsea. É como o Ronaldo, na forma como trata a recuperação ao pormenor, conseguindo estar sempre em alta competição", atira Pitbull, vendo vários pontos fortes na aquisição, que começam na gestão interna de um grupo: "Ele agrega imenso como capitão, faz a integração de toda a gente, a história e os títulos falam por si, e a classe sempre se viu no relvado".
Para Cláudio, Thiago Silva "é um irmão" que o futebol lhe deu, desde os tempos em que o reforço do FC Porto estava a começar e o antigo jogador era "um ídolo no Fluminense". "Guardo na cabeça os dias que fui a Paris e Londres vê-lo jogar. Agora também o vou visitar ao Porto, até já estou a pensar se consigo ir ver a sua estreia", sorri Pitbull, certo que se aproximam grandes honras: "O FC Porto vai conseguir o título, voltar a ser o campeão de Portugal. O Thiago Silva vai marcar essa conquista e os adeptos vão levá-lo no peito. Ele nunca deixou de ser Dragão, era um tema de conversa entre mim e ele".
