A próxima edição será a segunda com 36 equipas numa fase de grupo único. Sete clubes acedem através de rondas preliminares
Corpo do artigo
Já estão definidos os 29 clubes que têm entrada direta na fase de grupo único da próxima edição da Liga dos Campeões. Sete clubes terão acesso através das rondas preliminares, sendo que o Benfica entra em jogo na terceira - e penúltima - pré-eliminatória.
Refira-se que Inglaterra e Espanha ganharam uma vaga adicional através da qualificação dos respetivos campeonatos, mas os ingleses terão mais uma equipa, fruto da conquista da Liga Europa por parte do Tottenham.
Tendo em conta que PSG e Inter, os finalistas deste ano, já estão apurados pela classificação no campeonato, a vaga derivará para o Olympiacos.
As sete vagas da fase de qualificação serão distribuídas da seguinte forma: cinco de fase de qualificação de clubes campeões nas suas ligas ("Champions path") e duas de fase de qualificação por classificação nas ligas ("league path").
A Premier League, recorde-se, terá seis representantes com entrada direta e a Espanha cinco, sendo os países com mais equipas. Itália e Alemanha somam quatro, França três, Países Baixos dois, Portugal um assim como Bélgica, Turquia e Chéquia.
Os 29 já qualificados, por ordem alfabética: Ajax, Atalanta, Athletic Bilbau, Atlético de Madrid, Arsenal, Barcelona, Bayer Leverkusen, Bayern Munique, Dorussia Dortmund, Chelsea, Eintracht Frankfurt, Galatasaray, Inter, Juventus, Liverpool, Manchester City, Marselha, Mónaco, Nápoles, Newcastle, Olympiacos, PSG, PSV, Real Madrid, Slavia Praga, Sporting, Tottenham, Union Saint-Gilloise, Villarreal.