
José Pedro
Federação de Futebol de Timor-Leste
Português comanda a seleção de Timor-Leste desde setembro e vai defrontar o Tajiquistão na qualificação para a Taça Asiática, mais a pensar no futuro do que nas dificuldades que este jogo lhe trará
Corpo do artigo
Leia também Saiba porque André Villas-Boas não assistiu à goleada de Portugal no Dragão
José Pedro, português que comanda a seleção de Timor-Leste desde setembro, espera ter um jogo "de muitas dificuldades" frente ao Tajiquistão, na madrugada de terça-feira (6h00), na quinta jornada da fase de grupos da qualificação para a Taça Asiática de 2027.
Em antevisão ao encontro, o selecionador de Timor-Leste, que já não tem hipóteses de se apurar para a prova, apontou para o facto de o Tajiquistão estar muito acima da sua seleção no ranking da FIFA, seguindo em 102.º, 89 posições acima do seu conjunto, mas encarou este desafio com olhos postos no futuro.
"O Tajiquistão é uma seleção com qualidade, está muito acima de nós no ranking da FIFA. É uma equipa muito competente, agressiva, madura e também muito rápida, como é habitual nos jogadores asiáticos. Vamos encontrar muitas dificuldades, mas acredito que podemos dar uma resposta positiva, dentro do que são as nossas atuais condições", apontou, em declarações à sua assessoria de imprensa.
"Temos um trabalho árduo pela frente, ainda não temos o nível necessário para competir, por exemplo, com seleções como o Tajiquistão e as Filipinas, que estão no nosso grupo. A nossa realidade leva-me a constatar que há muito trabalho para fazer, mas nós estamos motivados para fazer crescer o futebol de Timor. Com disciplina e rigor, acredito que é possível evoluir", vincou José Pedro.
Com duas jornadas por disputar, Timor-Leste ocupa a terceira posição do Grupo A de apuramento para a Taça Asiática de 2027, com três pontos, estando à frente das Maldivas (zero), mas já demasiado longe do Tajiquistão e das Filipinas, que têm ambos 10 e discutem uma única vaga para o torneio.

