Canoísta João Ribeiro mostrou-se desiludido por não ter entrado para o grupo dos medalhados olímpicos, após ter sido quarto no K2 1.000 metros dos Jogos Olímpicos.
Corpo do artigo
O canoísta João Ribeiro mostrou-se desiludido por não ter entrado para o grupo dos medalhados olímpicos, após ter sido quarto no K2 1.000 metros dos Jogos Olímpicos Rio2016, ao lado de Emanuel Silva.
"Vínhamos com o objetivo claro de entrar na final e depois disputar as medalhas. Ontem [quarta-feira], correu super bem, hoje também nos sentimos muito bem durante a prova, faltou esse bocadinho para a medalha. Gostava de ter entrado para o grupo dos medalhados olímpicos, ainda não foi possível, quem sabe se no K4 não conseguimos algo bom", começou por dizer.
O estreante em Jogos Olímpicos admitiu que a dupla lusa sabia o que tinha de fazer, passando a estratégia por sair bem e acompanhar os alemães, que se sagraram campeões olímpicos.
"Tínhamos a nossa estratégia de ali aos 500 metros tentar ainda dar mais um bocadinho. Conseguimos manter-nos. Depois sabíamos que nos últimos 200 metros era dar tudo o que tínhamos e o que não tínhamos para chegar ao pódio. Por muito pouco não conseguimos. É a vida, o desporto é mesmo assim. É isto que vivemos, é desta adrenalina que gostamos e agora é descontrair que amanhã há mais", resumiu.
João Ribeiro não acusou a pressão da estreia olímpica e abstraiu-se de tudo à sua volta: "Sentia que estava super descontraído. Às vezes, quando estamos nervosos o barco treme um bocadinho antes da largada, mas não tremeu, estávamos super descontraídos. Sabíamos que se fizéssemos a nossa prova ia correr bem e que podíamos sacar uma medalha. Fizemos tudo perfeito, não deu, por pouco. Vamos levantar a cabeça".
O canoísta de Esposende, que na sexta-feira cumpre 27 anos, assegurou que ele e Emanuel Silva não estarão desgastados para o K4 1.000 metros.
"Vamos estar certamente bem porque trabalhámos muitos. Preparámo-nos ao longo do ano todo, porque sabíamos que ia ser assim, as provamos que íamos ter. Claro que agora estamos fatigados, acabámos agora mesmo a prova, mas agora vamos recuperar, vamos descontrair, vamos ter o nosso fisioterapeuta e o nosso massagista a recuperar-nos bem. Agora é ter uma boa noite de sono e amanhã vamos estar fortes com certeza", acrescentou.
João Ribeiro apontou como objetivo primordial do K4 o apuramento para a final, mas recordou que para o coletivo estar bem é necessário que os quatro canoístas estejam fortes individualmente.