Sexta vitória consecutiva para o campeão em título na Bundesliga
Corpo do artigo
O campeão Bayer Leverkusen tornou-se na primeira a equipa a somar seis vitórias consecutivas na Bundesliga, após um início fulgurante ter contribuído para a vitória por 3-2 na visita ao Borussia Dortmund.
O jogo de arranque da 16.ª jornada começou 15 minutos atrasado, depois de ter o seu início adiado devido ao congestionamento do trânsito nas imediações do Signal Iduna Park, mas a espera valeu a pena, com os primeiros 20 minutos a serem verdadeiramente eletrizantes, com quatro golos marcados.
Estavam decorridos pouco mais de 20 segundos e já o campeão em título festejava o primeiro, resultante de um remate fantástico de primeira de Nathan Tella, uma vantagem que seria ampliada aos oito: Piero Hincapie descobriu Patrik Schick sem marcação e o checo limitou-se a encostar.
A equipa da casa não se deixou abalar pela entrada em falso e, após uma incursão rápida na área contrária, uma bola cortada pela defesa do Bayer sobrou para Jamie Gittens, que fez o 2-1, aos 12 minutos.
Acutilante, a equipa de Xabi Alonso explorou magistralmente as falhas detetadas na defesa do adversário, hoje privada de vários seus habituais titulares, como Anton, Schlotterbeck ou Sule, e, aos 19', voltou a marcar, agora numa combinação entre Frimpong e Schick, que bisou.
Apesar de a defesa ser o principal setor afetado, as baixas do Dortmund, que ainda não tinha perdido em casa nesta edição da Bundesliga, estenderam-se a outra zonas do campo, com as ausências dos médios Emre Can, Pascal Gross ou do lateral Bensebaini.
Já depois de Lukas Hradecky ter evitado o segundo golo caseiro aos 28 minutos, com uma grande defesa, o jogo baixou de intensidade e o intervalo chegou com o 3-1 no marcador e alguma confusão entre os jogadores na recolha aos balneários.
Foi preciso esperar pelo minuto 60 para que nova oportunidade de golo surgisse na partida, mas Gregor Kobel negou o hat-trick a Schick, pouco antes de o checo ser substituído por Florian Wirtz e de começar a nevar no Signal Iduna Park.
Com as chances a escassearem foi de grande penalidade, a castigar uma falta de Tapsoba sobre Duranville, que o Borussia Dortmund chegou ao segundo golo, com Guirassy a converter com sucesso aos 79'.
Com o tento sofrido, os campeões em título deram mostras de nervosismo, partindo em busca do 4-2, mas o resultado não se alterou.
O Bayer Leverkusen somou o nono triunfo consecutivo em jogos oficiais, o sexto na Bundesliga, passou a contar 35 pontos e colocou-se, provisoriamente, a apenas um do líder Bayern Munique, que visita o Borussia Mönchengladbach no sábado.
Já o Borussia Dortmund mantém-se, para já, em sexto, com 25, mas pode cair para 10.º no decurso da 16.ª jornada.