Grupo em pleno alimenta dilema: o onze provável de Portugal frente à Chéquia
Mistério em redor do sistema tático português só será desfeito a cerca de uma hora do jogo, agendado para as 20h00 desta terça-feira
Corpo do artigo
Três centrais ou uma linha de quatro na defesa? É essa a grande dúvida em redor do sistema a adotar por Roberto Martínez na estreia de Portugal no Euro’2024. Na conferência de Imprensa de antevisão, o selecionador não levantou nem uma ponta do véu, mas, olhando ao recente ciclo preparatório de três jogos, é a primeira opção que ganha ligeiro ascendente.
A exibição mais convincente da Seleção Nacional foi diante da Irlanda, pautada por um triunfo claro (3-0), com uma defesa composta, na primeira parte, por António Silva, Pepe e Gonçalo Inácio. Sendo esse o caminho a seguir por Martínez, é provável que o central do Benfica ceda a vaga ao indiscutível Rúben Dias, ficando as laterais a cargo de Dalot, à direita, e Cancelo, à esquerda. Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão e Ronaldo são apostas seguras. O outro dilema reside no parceiro do camisola 8 no miolo, com várias opções à disposição, como João Neves, Vitinha e Palhinha - estes dois últimos com mais chances à frente de uma linha recuada com quatro elementos.
Quanto ao treino de ontem, já realizado no relvado da Red Bull Arena, os 26 jogadores estiveram novamente à disposição de Martínez. Gonçalo Ramos tinha uma ligadura abaixo do joelho direito, mas, durante os 15 minutos abertos à Comunicação Social, aparentou estar sem limitações.
Onze provável de Portugal: Diogo Costa; Rúben Dias, Pepe e Gonçalo Inácio; Diogo Dalot, João Neves, Bruno Fernandes e João Cancelo; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.