Noite de luxo ante a Suíça catapultou Gonçalo Ramos para níveis estratosféricos de reconhecimento internacional.
Corpo do artigo
A memória de uma tirada icónica de Cristiano Ronaldo para João Moutinho no Euro"2016 ("Anda bater, que bates bem") serviu para Bruno Fernandes exaltar a exibição de sonho de Gonçalo Ramos frente à Suíça.
"Chuta, que chutas bem", escreveu o médio nas redes sociais, traduzindo, de forma bem-humorada, aquilo que passou pela cabeça dos milhões de pessoas que viram o jovem avançado marcar um hat- trick na estreia a titular em Mundiais.
Uma amostra de reconhecimento vinda de um colega de Seleção, que mereceu resposta de Gonçalo - "É só pedires" - e que foi apenas uma pequena fração do espanto global que a estrondosa entrada em cena de Ramos despertou.
Com o mundo a ver, o camisola 26 das Quinas não acusou a pressão de render CR7 e foi o expoente máximo da noite de gala lusa, recebendo elogios múltiplos da Imprensa internacional e nas redes sociais. "Nasceu uma estrela", pôde ler-se na conta oficial da FIFA, que partilhou uma fotografia de Gonçalo em modo "pistoleiro". Uma alcunha que, em pouco mais de 24 horas, teve a sua dimensão largamente amplificada.
15446497
A título de exemplo, o número de seguidores do atacante no Instagram duplicou, superando a barreira dos 360 mil, e a jovem promessa do futebol português passou a estar no centro das atenções. Outro especialista do golo, o inglês Gary Lineker, aplaudiu-o: "Vamos, Ramos. Que noite incrível. Com toda a pressão de substituir um dos grandes do futebol, marcou um hat- trick. Espantoso."
As perguntas sucederam-se: "Quem é Gonçalo Ramos, atacante que deixou Cristiano Ronaldo no banco de Portugal?", questionou a edição brasileira do portal "Goal". Ainda por terras de Vera Cruz, o "UOL" lembra as tentativas anteriores de Fernando Santos na busca de um sucessor de Ronaldo - André Silva, Nélson Oliveira, Gonçalo Paciência e Dyego Sousa -, vaticinando que o dianteiro, de 21 anos, pode, por fim, ficar com a vaga.
Na Europa, onde já goza de algum cartel, Ramos também dá que falar. Em Itália, a "Gazzetta dello Sport" lembrou que uma exibição de tamanho nível tende a deixar os tubarões a salivar (o PSG chegou a ser apontado como possível destino no verão) e, nesse sentido, avaliou Gonçalo em 80 milhões de euros (M€), sendo que a cláusula de rescisão está cifrada em 120 M€.
O "The Guardian", de Inglaterra, resumiu os 74 minutos loucos do avançado de forma perfeita. "A vida dele mudou para sempre", escreveu o diário britânico. E a verdade é que, com essa simples frase, se faz a melhor súmula. Gonçalo Ramos subiu ao Olimpo. Agora, a fasquia está mais elevada do que nunca.
15446321
Entrada direta no pódio do Mundial catari
Já muito se escreveu sobre as marcas que Gonçalo Ramos bateu com os três golos marcados nos "oitavos".
Além de se ter tornado no segundo português mais jovem de sempre a marcar um hat-trick pela Seleção, apenas atrás de André Silva, o ponta-de-lança foi o mais jovem desde Pelé, em 1958, a conseguir golos em dose tripla num encontro da fase a eliminar do Mundial.
Como se não bastasse, Ramos ainda juntou uma assistência à folha de serviço, pelo que, em apenas um jogo, garantiu entrada direta no pódio dos jogadores com mais participações diretas em golos no Catar"2022: quatro, tantas quanto Messi, Kane e Morata.
À frente surgem Bruno Fernandes, com cinco (dois golos e três ofertas) e o imparável Mbappé, com sete (cinco tentos e duas assistências).
Nota, ainda, para outro dado impressionante: Gonçalo soma quatro golos em quatro internacionalizações A, mas o nível de aproveitamento sobe de tom por terem sido quatro remates certeiros em 108" jogados. A média é de um golo a cada 27" em campo. Dá que pensar, não?