Furioso com Paulo Fonseca: "Nem me agradeceu pela equipa fantástica que deixei"
Técnico romeno diz que o português da Roma foi "ingrato" quando assumiu o Shakhtar Donetsk em 2016.
Corpo do artigo
Oito vezes campeão como treinador do Shakhtar Donetsk e vencedor de uma Taça UEFA, Mircea Lucescu criticou Paulo Fonseca, treinador que o substituiu em 2016 na equipa ucraniana, após 13 anos de trabalho.
"Saí do banco com a entrada do Fonseca e não escondo que fiquei furioso com o seu comportamento. Ele nem me agradeceu pela equipa fantástica que lhe tinha deixado. Uma chamada telefónica teria bastado. Começou a trabalhar a equipa em 4x4x2, como fazia no Braga, mas, em algum momento, a Direção convenceu-o a voltar ao meu 4x2x3x1, porque os brasileiros saíam beneficiados e já estavam habituados à tática", expressou ao "Corriere dello Sport", com azedume, o técnico de 74 anos, que está sem clube após experiências no Zenit e na seleção turca. Apontou a mira à estrutura do Shakhtar: "Todos os anos vendiam alguns jogadores. Com o Fonseca não fizeram isso."
As palavras do oito vezes campeão na Ucrânia à Imprensa italiana mostram que na eliminatória europeia com o Braga, de 2016, já sabia que seria substituído pelo luso. A amargura ainda lá está
A parte mais curiosa da entrevista surge quando Lucescu reflete sobre um momento satisfatório. "Ganhar ao Braga por 4-0", atirou, recordando os quartos de final da Liga Europa de 2016, na qual eliminou os minhotos. Fica implícito que nesse abril já sabia que Fonseca o substituiria, o que dois meses depois de se confirmou.
A terminar, o romeno criticou a "rudeza" do português, mas valoriza-lhe o percurso: "Devo reconhecer que mostrou inteligência para se adaptar e tem capacidade para a Roma." Fonseca foi tricampeão na Ucrânia, devolveu ao clube o topo após dois anos de jejum, e venceu três Taças e uma Supertaça.