FIFA arrasada devido ao Mundial'2030: "Estão a pensar no ambiente? E nos adeptos?"
Emmanuel Petit, antigo campeão mundial e europeu pela França, não mordeu a língua enquanto comentou a decisão da FIFA em realizar o Mundial'2030 em três continentes, arrasando o organismo.
Corpo do artigo
Emmanuel Petit, antigo campeão mundial e europeu pela França e atual comentador desportivo, reagiu esta sexta-feira com muito desagrado à decisão da FIFA em realizar o Mundial'2030 em três continentes, apesar de a organização ter sido atribuída a Portugal, Espanha e Marrocos.
Em causa está o facto de que os primeiros três jogos do torneio serão disputados na América do Sul, mais concretamente no Uruguai, Argentina e Paraguai, numa decisão motivada pela celebração do centenário do Mundial.
"A FIFA perdeu mais uma vez uma boa oportunidade para fazer brilhar a sua inteligência. Tenho a impressão de que é uma entidade acima do mundo, que passa o tempo a fazer o que quer sem se preocupar minimamente com o mundo em que vive. Quando isto saiu na imprensa, pensei mesmo que era uma piada. A sério? Estamos sob muita pressão e hoje em dia apontam-nos o dedo se não respeitarmos o ambiente, se não fizermos o que é correto... Estão a pensar no ambiente? Estão a pensar nos adeptos? Já é muito caro seguir a nossa seleção nacional...", começou por desabafar, no programa "Rothen s'enflamme".
"Para mim, é um disparate e vai contra a corrente do mundo em que vivemos atualmente. Só reforça a imagem que tenho da FIFA, que é uma estrutura que vive num paraíso fiscal, está acima de qualquer suspeita e está-se nas tintas para o que se faz no mundo... exceto se for para ganhar cada vez mais dinheiro. E os jogadores? As diferenças horárias que vão ter de enfrentar, as viagens, a logística... Surpreende-me muito que nenhum político se pronuncie contra isto", prosseguiu.
Em jeito de conclusão, o antigo médio defensivo defendeu que os próprios jogadores que forem convocados para o Mundial'2030 deveriam organizar um "pequeno boicote" para dizerem à FIFA: "Parem de gozar com isto".
Recorde-se que o comunicado da FIFA sobre o Mundial'2030 confirma a realização de três partidas no Uruguai, Argentina e Paraguai, referindo mesmo que o primeiro deles será no Estádio Centenário, em Montevidéu, capital uruguaia, embora não tenha especificado tratarem-se dos três primeiros do torneio.
Vale referir que Portugal, Espanha, Marrocos, Uruguai, Argentina e Paraguai têm a presença garantida na fase final desse Campeonato do Mundo.
17124064
17115049