Fernando Santos avalia Uruguai e fala do café que apostou por causa de Ronaldo
Selecionador fez a antevisão ao jogo dos oitavos de final
Corpo do artigo
Defesa é o maior ativo do Uruguai? "O maior ativo do Uruguai é a a equipa do Uruguai. É uma equipa muito experiente, forte em todos os setores, com jogadores que todos conhecemos e reconhecemos. Em 2018 não sofreu nenhum golo. Não se encontram muitas fraquezas, é difícil encontrar fragilidades, é uma equipa homogénea nos vários momentos do jogo. Preparámo-nos para isso, preparámos bem o jogo pensando o que temos de fazer. São duas boas equipas e que vão fazer tudo para vencer. É uma fortíssima equipa."
Há um casamento entre portugueses e a Seleção. O apoio é responsabilidade? "O apoio é muito importante. Sabemos o que tem acontecido em Portugal. Amanhã vai ser um omento de união grande. Seria interessante que todos os portugueses dessem as mãos pelo mundo fora no momento do hino."
Todo o plantel disponível? "À partida estão todos aptos. O William temos ainda ver daqui a algumas horas."
Portugal sem perder há 17 jogos em grandes competições. "Acreditamos que chegou a nossa hora. Eles acreditam que chegou a hora deles. Uns não sofrem golos, outros não perdem. A estatística não vale mais que isso, o importante é que o vai acontecer no jogo. É preciso trabalhar muito, correr muito, lutar muito. Vamos a jogo com grande confiança e respeito pelo adversário. O Europeu foi há dois anos. Estamos no Mundial e queremos muito chegar aos quartos. Do outro lado quer-se o mesmo. Em campo podemos marcar a diferença a nosso favor, mas é em campo, os "ses" valem pouco. Temos é de nos focar nas valências do Uruguai e em tudo o que preparámos para este jogo. Sinto que os jogadores estão preparados."
Portugal depende de Ronaldo? "Apostei um café em que como faziam esta pergunta. Ele [assessor de imprensa] ganhou e eu perdi, achava que não iam perguntar. Percebo e respeito a pergunta. Portugal, e qualquer equipa, depende sempre dos melhroes jogadores. Temos o melhor do mundo e é claro que dependemos de Ronaldo. O Uruguai também depende de Suarez e Cavani."