O presidente da FPF, Fernando Gomes, diz ter ficado "surpreendido" com a notícia da distinção do Presidente da República.
Corpo do artigo
Fernando Gomes revelou a grande emoção com que recebeu a notícia da condecoração como Grande-Oficial do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Cavaco Silva. A cerimónia decorreu ao fim da manhã desta terça-feira no Palácio de Belém e distinguiu ainda os campeões de Futebol de Praia. O treinador nacional, Luís Bilro, o selecionador nacional, Mário Narciso, o chefe de delegação, Pedro Dias, e o treinador nacional, Tiago Reis, foram distinguidos como comendadores da Ordem do Mérito.
"A surpresa com que fui apanhado é diretamente proporcional à honra que tenho e terei para o resto da minha vida. Sou um cidadão português igual a tantos outros. Fui estudante de economia, fui atleta de basquetebol, sou marido, sou pai, sou avô e vivo, como tantos outros portugueses, do resultado do meu trabalho. Ser Presidente da Federação desportiva que tem a modalidade número um de Portugal acrescenta-me responsabilidade e ambição. Mas vivo ambas muito mais para mim e para a equipa que me acompanha do que para o público ou para a notoriedade pública. Também por isso, esta condecoração me surpreende. Somos sempre, mas sempre, aquilo que fazemos", disse.
Cavaco Silva explicou as razões desta homenagem:
"Distinguimos hoje o desporto rei", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia onde condecorou o presidente da FPF, Fernando Gomes, e a seleção nacional de futebol de praia, que se sagrou campeã do mundo e europeia em 2015.
Considerando que este é "um momento histórico e único, do futebol português", Cavaco Silva notou que "nas novas gerações se vislumbra uma ambição de fazer ainda mais, dando novos motivos de orgulhos aos portugueses".
"Motivo de orgulho de todos os portugueses, os atletas, a equipa técnica, os dirigentes conquistaram a admiração do mundo pelo talento revelado, fruto do seu trabalho e do seu profissionalismo", acrescentou.
O Presidente da República referiu-se ainda ao trabalho que Fernando Gomes tem desenvolvido à frente da FPF, lembrando que foi eleito com a maior votação de sempre para o comité executivo da UEFA e tem contribuído decisivamente para a realização de grande eventos do futebol em Portugal.