Luis Rubiales deu a conhecer a decisão da Federação Espanhola.
Corpo do artigo
Afinal, a partida de 26 de janeiro, que colocará frente a frente Girona e Barcelona, não vai realizar-se nos Estados Unidos.
A Federação Espanhola não autoriza tal acontecimento, tendo dado conhecimento da decisão em carta enviada pelo presidente, Luis Rubiales, a Javier Tebas, presidente de La Liga.
Rubiales tinha o dia 5 de janeiro como data limite para se pronunciar, mas coloca assim, com antecedência, um ponto final na polémica. Em outra carta, dirigida à FIFA, são explicados os motivos da decisão.
A Federação pretendia saber porque foi o clássico catalão o encontro escolhido e não outro; o Governo espanhol não via com bons olhos a realização da partida nos Estados Unidos, pelas possíveis implicações políticas; seriam necessários esclarecimentos sobre o acordo assinado e os consentimentos de todos os envolvidos.
Além disso, a Federação Espanhola informou La Liga que o assunto foi levantado junta da FIFA e UEFA de forma a saber "as possíveis implicações que poderia ter a decisão de autorizae este jogo sobre a integridade e os princípios gerais do desporto, além dos possíveis desequilíbrios que poderiam ser cirados noutros territórios e se está em consonância com as linhas estratégicas desses organismos máximos do desporto internacional".