Ex-FC Porto lança olhar sobre o Bélgica-Portugal e destaca um nome: "O homem a seguir..."
Steven Defour considera a "sua" Bélgica favorita contra a Seleção Nacional, mas alerta para os perigos do lado luso.
Corpo do artigo
Antigo jogador do FC Porto, Steven Defour colocou um ponto final na carreira de futebolista em maio e, este domingo, lançou um olhar prévio ao duelo entre Bélgica e Portugal, dos oitavos de final do Euro'2020.
O ex-jogador, de 33 anos, vê os "diabos vermelhos" - que representou entre 2006 e 2017 - como ligeiros favoritos, mas alerta para as qualidades mostradas pelos campeões da Europa.
"Penso que Portugal vai esperar pelo nosso jogo e tentar ferir-nos no contra-ataque. Não devemos jogar como jogámos contra França em 2018, no Munial. Teremos de jogar com a cabeça. (...) Temos uma ligeira vantagem. Penso que temos mais qualidade individual, analisando os jogadores das duas equipas", afiançou Defour, em declarações ao canal belga RTBF. Sobre a passagem por Portugal, entre 2011 e 2014, lembra o que aprendeu.
"Dos meus anos em Portugal, lembro-me da posse da bola, da qualidade técnica, mas também do trabalho que fazíamos ao perder a bola, com a agressividade em torno dela", explicou o antigo médio, que não dedica "cuidados especiais" a Cristiano Ronaldo. O perigo, avisa, pode surgir por outras vias.
"Não é preciso uma marcação individual nele [Ronaldo], é preciso defender à zona e ter cuidado quando ele estiver com a posse de bola. Ronaldo não está tão presente no jogo como estava antes, mas continua a ter um grande desempenho, com aquela mentalidade que transmite muito bem à equipa. Só vi os jogos de Portugal no Euro e descubro que o homem a seguir é Renato Sanches. Mudou o jogo contra a Hungria, quando entrou, e depois, contra França, teve um desempenho muito bom. É um jogador a observar. Depois há também Diogo Jota, Bernardo Silva, Pepe...", rematou Defour.