Europeu sub-21: Portugal faz contas e sorri com a vitória checa, mas há um perigo
República Checa venceu a Itália por 3-1 e é garantido que o melhor segundo classificado não fará mais do que seis pontos, aqueles que Portugal pode alcançar.
Corpo do artigo
A República Checa venceu a Itália por 3-1 na segunda jornada do Grupo C do Europeu sub-21 e o resultado é positivo para as contas portuguesas. Depois da derrota (3-1) frente à Espanha, a equipa de Rui Jorge ficou sem chances de assegurar o primeiro posto, pelo que terá de terminar a fase de grupos como o melhor segundo classificado para marcar presença nas meias-finais. É neste aspeto que a vitória checa pode ser útil.
É já certo que neste grupo o segundo colocado não fará mais do que seis pontos, os mesmos que Portugal alcança caso vença a Macedónia na sexta-feira. Um cenário que Portugal temia está já afastado. Caso italianos e alemães (lideram com seis pontos após derrotarem a Dinamarca por 3-0) vencessem hoje e passassem a somar seis pontos, na última jornada um empate servia a ambas as seleções: passariam a contabilizar sete e seria esta a pontuação a fechar a corrida ao segundo lugar. Deste modo, é uma certeza que nenhuma equipa ficará em segundo do grupo com mais de seis pontos, nem no Grupo A. A corrida, portanto, será feita na diferença de golos (em caso de igualdade a seis pontos), como primeiro critério. Seguem-se os golos marcados, a disciplina (amarelos e vermelhos penalizam) e, por fim, o coeficiente que casa seleção tem na UEFA.
Há, todavia, um perigo: a Alemanha terminar em segundo lugar. Até ao momento, leva 5-0 em golos marcados e um desaire por 1-0 frente à Itália, no fecho do grupo, pode deixar os germânicos lançados na luta pelo segundo melhor posto.
Eis como está a classificação dos melhores segundos classificados até ao momento:
1. Eslováquia 3 pontos (3-3 em golos)
2. Portugal 3 pontos (3-3 em golos)
3. República Checa 3 pontos (3-3 em golos)