"Em 2022, o Mundial foi dedicado a Messi. Espero que em 2026 seja a Ronaldo"

Cristiano Ronaldo
AFP
Antigo campeão do Mundo quer ver Cristiano Ronaldo a ganhar o Mundial'2026 com Portugal
Leia também Vitinha elogia: "João Neves vai ser o melhor jogador português durante largos anos"
Frank Leboeuf, campeão do Mundo por França em 1998, admitiu que, depois de ter visto Lionel Messi conquistar o seu primeiro Mundial pela Argentina em 2022, quer ver Cristiano Ronaldo atingir o mesmo feito com Portugal em 2026.
Ao portal "Goal", o antigo defesa do Chelsea e Marselha concordou com declarações recentes de Ronaldo, depois do capitão da Seleção Nacional ter defendido que não precisa de vencer um Mundial para mudar o seu nome na história, mas apontou que seria uma conquista que "faria a diferença" na sua carreira.
"Ele não está a mentir, porque aquilo que conquistou já é fantástico, mas com Ronaldo e Messi, entre todos os títulos, havia uma corrida entre os dois pela Bola de Ouro. Tornou-se uma questão constante de: 'Qual deles preferes? És mais Messi ou Ronaldo?' Durante mais de uma década, foi assim. Estes jogadores já conquistaram grandes títulos, mas é verdade que um Mundial faz a diferença. Já critiquei Ronaldo algumas vezes por coisas que fez e já fui arrasado pelos fãs dele. Algumas pessoas disseram: 'O que é que tu atingiste na tua vida?' Eu respondia: 'Ganhei o Mundial, ele não. É uma resposta fácil!'", começou por comentar.
"Claro que ele fez melhor do que eu [na sua carreira], é um jogador fantástico, mas vencer um Mundial faz a diferença, até se fores Frank Leboeuf, mas ainda mais se fores Ronaldo depois de Messi o ter ganho. Em 2022, foi como se o Mundial tivesse sido dedicado a Messi. Espero de verdade que em 2026 seja dedicado a Cristiano Ronaldo. Seria fantástico para ele ganhar um Mundial e para Portugal. Portugal tem uma equipa dos diabos, por isso, é possível", desejou.
Já sobre se Ronaldo deve ser titular por Portugal no torneio, Leboeuf preferiu desviar a pergunta para o selecionador nacional Roberto Martínez, considerando que é um grande ponto de interrogação.
"Como gerir Cristiano Ronaldo? Essa será a principal questão de Roberto Martínez. No último torneio, o Europeu, ele foi colocado no banco. Pode acontecer a mesma coisa no Mundial, jogar a cada três dias é complicado. Acredito que ele estará em forma, que será bom e Portugal terá uma chance de vencer o Mundial com ele no campo. Isso seria um grande feito para ele aos 41 anos, mas Roberto Martínez terá de pensar duas vezes antes de o colocar em campo em todos os jogos, essa é a principal preocupação que tem. Seria bom vê-lo a ganhar o Mundial", reforçou.
Recorde-se que Portugal está inserido no Grupo K do Mundial'2026, juntamente com a Colômbia, Uzbequistão e a seleção que sair vencedora de um play-off intercontinental entre a República Democrática do Congo, a Jamaica e a Nova Caledónia.

