O mengão está a um pequeno passo de conquistar o Brasileirão
Corpo do artigo
Faltam quatro jornadas para o fim do Brasileirão e o Flamengo, orientado por Jorge Jesus, garantirá a conquista da prova se vencer o Ceará na próxima jornada, agendada para 28 de novembro. Antes, no dia 23, disputa a final da Taça Libertadores, com o River Plate, da Argentina.
A equipa do Rio de Janeiro tem sido altamente dominadora e já quebrou algumas marcas, mas ainda há outras que pode bater ao final da temporada. Confira quais:
- Campeão com treinador estrangeiro: Jorge Jesus pode ser o primeiro técnico fora do Brasil a conquistar o campeonato. O melhor que um estrangeiro conseguiu até ao momento foi um terceiro lugar e coube a Roberto Rojas, pelo São Paulo.
- Mais pontos: neste momento, o Flamengo igualou o recorde anterior, que remonta a 2015 pela mão do Corinthians e se fixa nos 81 pontos.
- Menos derrotas: se o Flamengo não perder até ao fim do campeonato, fixa um novo melhor registo. Palmeiras (2018) e São Paulo (2006) são as equipas com menos derrotas numa edição do Brasileirão, três.
- Invencbilidade: o recorde de jogos sem perder é de 23 e o Flamengo já vai nos 22.
- Melhor ataque: em 2013, o Cruzeiro bateu o recorde de golos marcados, com 77. A equipa de Jorge Jesus soma 73.
- Melhor média de assistência: a média pagante do Flamengo a jogar em casa está nas 52.048 pessoas, acima do seu próprio recorde, que remonta a 2018 e que foi de 51.224 pessoas.
- Melhor equipa a jogar em casa: o aproveitamento caseiro de Palmeiras (2018) e Corinthians (2015) é o mais alto registado até ao momento no Brasileirão, com 87,7%. O mengão está nos 82,3%, graças aos 14 triunfos e três empates.
- Melhor equipa a jogar fora: com 34 pontos amealhados nessa condição, o Flamengo tem de vencer o Palmeiras e o Santos para derrubar a marca de 39 pontos do Fluminense, em 2012.
- Melhor marcador: Gabigol está a um golo (tem 22) de bater a marca de melhor artilheiro de sempre no Brasileirão e superar as marcas de Jonas, pelo Grémio em 2010 e de Borges, pelo Santos, em 2011.