Diz-me quem és e o que podes fazer: Benzema repescado por jogar... fora do normal
RANKING - A análise desta semana incide sobre a artilharia pesada no ataque da seleção francesa.
Corpo do artigo
Benzema será, de certeza, uma das principais atrações do Euro"2020 que começa sexta-feira.
Se individualmente é um dos melhores jogadores da prova, o regresso à Seleção após seis anos de afastamento ditado pela alegada chantagem sobre o colega Valbuena faria sempre dele uma figura irrelevante.
Deschamps e o avançado do Real Madrid têm escapado à polémica e tentam tratar o regresso como algo normal. Mas a verdade é que Benzema só foi repescado por jogar... fora do normal. Numa seleção que tem, no ataque, nomes como Mbappé e Griezmann e se permite deixar de fora Gignac ou Lacazette, Benzema só regressa porque o barulho que as suas exibições em Madrid têm feito se tornaram ensurdecedoras. Em baixo a comparação entre todos os avançados convocados permite concluir que se Mbappé está num patamar ligeiramente superior ao de todos, Benzema continua a caber de caras neste onze e até atira Griezmann para segundo plano.
Um ataque com esta força fará da França o principal candidato ao triunfo final. O madridista reforçou esse estatuto com atributos que nenhum dos outros tem: golos de cabeça, por exemplo. Só Giroud, do Chelsea, também os faz com frequência na média por jogo. Mas o campeão europeu fica, depois, muito abaixo de todos os parâmetros do agora regressado, que permite aos "bleus" voltarem a jogar com um "9" de referência sem perderem a matriz de mobilidade que Mbappé e Griezmann pedem.