Diogo Jota, as expectativas e uma nota sobre Ronaldo: "É determinado para ser o melhor"
Jogador do Wolverhampton ainda não se estreou pela seleção principal.
Corpo do artigo
Expectativas: "É apenas a segunda vez que sou convocado e acho que as coisas não podem ser feitas de forma apressada. Tudo a seu tempo, e se continuar a fazer o que tenho feito as oportunidades vão chegar. Quem jogar vai dar o seu melhor para chegar à final. A época correu-me bem, a mim e à minha equipa. É tudo um processo de evolução. Sinto que estou a evoluir cada vez mais, quero tornar-me presença assídua e ajudar o meu país".
Integração mais fácil com três colegas do clube presentes? "Já conhecia alguns atletas que cá estão, dos sub-21, clube... Claro que ter jogadores com quem convivo diariamente facilitou. Mas temos um grupo bastante unido, todos se dão bem com todos e a adaptação é fácil, estamos todos preparados para dar o nosso melhor".
Dois primeiros dias foram diferentes, sem o grupo completo? "É uma competição diferente, no final da época, pessoas com diferentes momentos de final de época, parados há mais ou menos tempo. Foi um juntar de peças, com o grupo todo conseguimos treinar melhor algumas situações de jogo que não conseguíamos. Nos dois primeiros dias foi mais parte física. Agora é importante focar as ideias para que possamos estar no nosso melhor e vencer".
Espera jogar? "Claro que dou sempre o meu melhor para que possa entrar nas escolhas do selecionador, mas não me cabe a mim decidir. Eu e os meus colegas estamos a 100% e qualquer um vai dar o seu melhor. O selecionador sabe bem o que pode tirar de cada um de nós e irá tirar os trunfos quando for necessário".
Surpreendido ou já estava à espera de ser chamado? "Nem uma coisa nem outra, trabalhei toda a época para que pudesse ser chamado a primeira vez, consegui-o durante o decorrer da época, agora é uma segunda vez. Acho que é uma coisa natural, tendo em conta a evolução que tenho tido, mas cabe a mim continuar a trabalhar para que a minha presença possa ser assídua".
Fatores que fizeram Fernando Santos convocá-lo: "É uma fase especial, uma fase final, toda a gente terminou a época, e quem teve muita competição foi um fator importante, mas não cabe a mim decidir essas coisas. O meu papel aqui é de jogador e dar o melhor dentro de campo"
Cristiano Ronaldo mais empenhado em vencer a Liga das Nações por não ter chegado à final da Champions? "Não conhecia o [Cristiano] Ronaldo enquanto pessoa, o que vejo é um jogador determinado para ser o melhor, que quer ganhar sempre, como nós. Não sei se isso é um objetivo claro para ele, mas quer vencer a Liga das Nações porque joga sempre para ganhar".