Declarações de Diogo Dalot após a vitória (2-1) de Portugal contra a Croácia, para a Liga das Nações
Corpo do artigo
Importante começar bem: “Sim, acho que era importante, especialmente para passar essa energia de que estamos confiantes que aquilo que aconteceu no Europeu é passado e que agora, com o início de uma nova competição, queremos ganhá-la e era importante começar bem. Sabemos que, tendo dois jogos em casa, é uma vantagem jogar com o nosso público. Hoje foram fantásticos. Acho que toda esta energia, também com a homenagem ao Pepe antes do jogo, ficou um ambiente bonito para se jogar. Começámos muito bem e acho que, no campo geral, foi um jogo bem sucedido.”
O que é que o Roberto Martínez lhe tem pedido? “Acima de tudo, é a dinâmica que nós temos em várias posições. Ele gosta de não estar completamente estáticos no jogo, que isso cria dificuldade ao adversário. Sabemos que a Croácia, sendo uma equipa forte fisicamente e gostando, muitas vezes, principalmente dos homens de trás, gostam de jogar homem a homem. Sabemos que há essa atração. Muitas vezes, o Cristiano fazia movimentos mais interiores para abrir esses espaços. E foi algo que treinamos. Nestes poucos dias que tivemos, foi algo que o comissário tentou passar para nós para conseguir fazer. E depois é o feeling do momento, é o feeling do jogo, é também a qualidade do último passo. E, felizmente, correu bem.”
O que significa ver mais um momento histórico do Cristiano na Seleção? “É especial. Acima de tudo, é um privilégio ainda poder privar com ele. Nesses momentos, tento aproveitar ao máximo toda a experiência que ele tem para me dar, futbolisticamente e não só. E é como eu costumo dizer, gosto de espremê-lo ao máximo para tentar tirar aquilo que é bom para mim e para nós. E acho que é um privilégio para todos nós também poder assistir, ver que ele continua dinâmico, uma grande paixão por jogar pela seleção, porque é de louvar. E está de parabéns por mais um recorde.”
Ter o Pepe perto deu ânimo extra? “Sim, claro que sim, porque acaba por ser um exemplo daquilo que nós todos gostaríamos de ser um dia, também ter esta homenagem. É diferente, é especial, não é para todos. Significa muito trabalho, muita dedicação. Nós todos sabemos aquilo que ele trabalhou para poder estar no Europeu e poder jogar no Europeu, e a dor que teve no final de depois sermos eliminados. Por isso isso é algo que tem que vir cá dentro e sentir cá dentro e acho que foi especial para também dar-nos uma energia extra.”
Expectativa: “É a expectativa de todos os portugueses. Temos aquela mentalidade de pensar sempre grande e é isso que temos de continuar a fazer, mas sabemos que é passo a passo e agora temos um próximo jogo para ganhar. Se queremos estar na final, temos de ir a ganhar.”