Depois de Thiago, Rafinha Alcântara acaba carreira: "Sofri uma lesão séria..."
Ex-jogador do Barcelona, Inter e PSG, entre outros clubes, o médio brasileiro terminou a carreira aos 32 anos. Veja o vídeo [créditos - Instagram/rafalcantara]
Leia também Sérgio Conceição: "Matriculei-me na universidade aos 51 anos, estou a fazer um mestrado"
Depois de Thiago Alcântara ter terminado a carreira em julho de 2024, aos 33 anos, por sucessivas lesões, o irmão mais novo Rafinha também se despediu do futebol esta segunda-feira, aos 32, devido a um problema físico grave.
Através da sua conta no Instagram, o médio, que estava sem clube após ter deixado o Al Arabi, do Catar, na época passada, explicou que sofreu uma lesão grave em 2024, levando a este adeus ao futebol. Nesse sentido, mostrou-se orgulhoso pela carreira que conseguiu construir.
"Há pouco mais de um ano, sofri uma lesão séria no meu joelho. Infelizmente, impede-me de voltar a competir ao mais alto nível. Aceitar isso não foi fácil, o futebol foi a minha vida desde que me lembro e entender que nunca mais me poderia dedicar a ele, como sempre fiz, foi um processo difícil. Mas, com tempo, também aprendi a olhar para trás com gratidão para a minha caminhada incrível. Tive a felicidade de viver em países diferentes, aprender novos idiomas e entrar noutras culturas. Conheci pessoas que me marcaram para sempre. Dividi balneário com ídolos e companheiros extraordinários. Defendi símbolos que admirava quando era criança e senti o apoio dos adeptos de cada estádio em que entrei. O futebol deu-me momentos inesquecíveis e permitiu-me trabalhar com grandes profissionais, que me fizeram perceber o quanto eu fui privilegiado por me poder chamar jogador de futebol", começou por enaltecer, num vídeo emotivo.
"O meu primeiro presente foi uma bola de futebol e as minhas lembranças de infância são a jogar com o meu irmão e o meu pai. Nos últimos 20 anos, o futebol foi a minha rotina, o meu combustível, a minha identidade. Hoje começa uma nova etapa diferente, sem essa adrenalina de alta competição, mas cheia de motivos para sorrir. Estou a formar uma família maravilhosa, que me enche de orgulho e felicidade, foi essencial para todo este processo. Obrigado a toda a minha família, obrigado a todos pelo apoio e carinho e obrigado ao futebol por realizar grandes sonhos. Até sempre", completou Rafinha.
Formado no Barcelona, Rafinha Alcântara também representou o Celta de Vigo, Inter, PSG, Real Sociedad e Al Arabi, com um total de 16 títulos conquistados, incluindo uma Liga dos Campeões, três LaLigas, cinco Taças do Rei, uma Ligue 1 e uma Taça de França. Foi ainda internacional pelo Brasil em duas ocasiões, com um golo.

